quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Blueberry: tantos ou demais?

A propósito da insana política editorial italiana que prefere se fixar quase sempre sobre os mesmíssimos personagens transalpinos em diversas vestes editoriais, é particularmente representativo o caso de Mike Steve Donovan, dito Blueberry, personagem western entre os mais notórios na Europa e além-oceano.


Criado em 1963, para o semanal “Pilote”, pelo roteirista Jean-Michel Charlier e desenhado por Jean “Gir” Giraud e prosseguido por François Corteggiani e o mesmo Jean Giraud nos textos e nos desenhos por Colin Wilson, William Vance, Michel Rouge e Michel Blanc-Dumont, esse oficial da cavalaria dos Estados Unidos da América, astuto, audaz, cabeludo, beberrão, mulherengo e jogador de pôquer, aparece pela primeira vez na Itália, em 1967, nos Classici Audacia da Mondadori.




Daquele momento, as aventuras do herói western francês foram ciclicamente repropostas aos leitores italianos, mas, depois de 46 anos, ainda não existe uma cronologia italiana completa.








No único guia italiano existente sobre a história em quadrinhos franco-belga, Alla scoperta della Bande Dessinée de Mauro Giordani (Alessandro Editore, 2000), são reportados todos os editores e as respectivas séries ou títulos que publicaram os episódios no curso das décadas: Mondadori (Classici Audacia), Eura Editoriale (Skorpio, Blueberry), Nuova Frontiera (Collana Eldorado, Totem), Alessandro Editore, Fratelli Crespi Editori (Corriere dei Piccoli e Albi Ardimento), Editrice Sole (Avventuroso colore), Editrice Persona (Eroi dei Fumetti), Edizioni Il Momento (1984), Edizioni EPC (L’Eternauta), Editori del Grifo (Il Grifo, La Nuova Mongolfiera), Comic Art (L’Eternauta Presenta).








Obviamente, os formatos são os mais variados, daquele condensado àquele enorme, do cartonado ao brochurado, desse ao grampeado, tiram a paz do desesperado colecionador, que, diante dessa abundância variada, joga a toalha.

No estado atual, ao leitor italiano se oferecem várias possibilidades de saborear as histórias do “Mirtilo” francês. Nas livrarias está disponível a série integral, dos episódios individuais, editada por Alessandro Editore, que o propõe, de uma a duas vezes ao ano, em cores no formato cartonado francês, porém ainda longe de completar a cronologia.




Nas bancas existe a série em cores apresentada em capítulos pela Aurea na revista semanal Skorpio, em formato livreto e em sequência cronológica, como é hábito dessa benemérita editora, chegada atualmente aos episódios, sobre a juventude de Mike, desenhados pelo neozelandês Colin Wilson.






Enfim, a série mensal Blueberry, formada pelos álbuns em preto e branco, sempre da Aurea, perto do 12º episódio, que propõe dois episódios em cada número em um formato um pouco maior (16,5x23,0 cm) daquele de Skorpio: um preço um pouco mais alto, um formato ligeiramente maior e um papel de melhor qualidade teria permitido de admirar a arte de Jean Giraud. Pecado!




Fonte: Blog Zona-BéDé – Itália.


3 comentários:

  1. Parabéns! Sou muito fã dos westerns italianos, principalmente Tex. Li quase todos, graças a bondade de internautas que postam os scans. Agora vou atrás dos gibis do Blueberry.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rogério!
    Muito obrigado! O seu elogio é mais um incentivo para a continuação do blog.
    Você encontra "Blueberry" à venda no Mercado Livre e na Estante Virtual.

    ResponderExcluir
  3. Vero ! Purtroppo in italiano non esiste ancora un'edizione completa e cartonata e ben stampata di Blueberry,con la giovinezza e Marshall Blueberry compresi. Io ho diversi numeri della Nuova frontiera, un paio di cartonati in francese, altro stampato da Comic Art e altro da AE !

    ResponderExcluir