segunda-feira, 14 de abril de 2014

Capas de “Blueberry” sem Blueberry

Blueberry
Roteiros: Jean-Michel Charlier
Desenhos e capas: Jean Giraud


A Construção do Caminho de Ferro
Outono de 1868. Data real: 1864 – 1869.

Álbuns: “La Piste des Navajos” (“A Pista dos Navajos”), “Le Cheval de fer” (“O Cavalo de Ferro”), “L’Homme au poing d’acier” (“O Homem do Punho de Aço”), “La Piste des Sioux” (“A Pista dos Sioux”), “Général Tête Jaune” (“General Cabeça Amarela”).

Sua construção é decidida entre 1862 e 1864 e é confiada a Union Pacific (partindo de Omaha, a Leste, e cujos trabalhos são dirigidos pelo General Dodge) e a Central Pacific (partindo de Sacramento, a Oeste). As duas companhias se reúnem em 10 de maio de 1869 em Promontory Point no Utah.

Lugares correspondentes nos álbuns: Black Hills (Wyoming), Julesburg (Colorado).

Personagens: General Allister, General Dodge, Guffie Palmer, Jethro Diamond (N.C.: Nome verdadeiro do Homem do Punho de Aço), Jimmy McClure, Red Neck.



Le Cheval de fer
Volume 7, 1º trimestre de 1970, Dargaud

Jean Giraud fez a capa do álbum "Le Cheval de fer" ("O Cavalo de Ferro") modificando somente alguns detalhes da locomotiva do mesmo desenho publicado na capa da revista "Pilote" nº 370, 24 de novembro de 1966, em cuja se iniciava essa nova aventura de Blueberry.



L’Homme au poing d’acier
Volume 8, 3º trimestre de 1970, Dargaud

Jean Giraud se inspirou em Jack Palance no cartaz de "The Desperados" ("Os Bandidos do Texas"), 1969, filme dirigido por Henri Levin, para a capa de “L'Homme au poing d'acier" (“O Homem do Punho de Aço”) e também para compor o visual de Jethro "Dedos de Aço" Diamond, chamado ainda de "Steelfingers".


Ataque do Acampamento Cheyenne de Black Kettle por Custer
Outono de 1868. Data real: 27 de novembro de 1868.

Álbum: “Général Tête Jaune” (“General Cabeça Amarela”).

Em novembro do ano de 1868, Custer, sob as ordens de Sheridan, redime-se aos olhos do Exército após os ataques a uma aldeia cheyenne, a aldeia de Black Kettle, às margens do Rio Washita, Oklahoma. Nesse dia, a 7ª Cavalaria de Custer massacrou 103 homens, mulheres e crianças.
Por contra, alguns escalpos são tirados, porque foi uma ação comandada por Sheridan, Sherman e o Parlamento americano em represália ao ano de 1867. Além do mais, 800 cavalos são abatidos conformemente às ordens de Sheridan.

Lugares correspondentes no álbum: Black Hills (Wyoming), Julesburg (Colorado).

Personagens: General Allister (N. C.: Allister tipifica Custer), General Dodge, Guffie Palmer, Jimmy McClure, Red Neck.



Général Tête Jaune
Volume 10, 4º trimestre de 1971, Dargaud

O General George Armstrong Custer foi a inspiração para Jean-Michel Charlier criar o General Allister, que apareceu, pela primeira vez, em "La Piste des Sioux" ("A Pista dos Sioux"), 1971, álbum anterior a "Général Tête Jaune" ("General Cabeça Amarela"). "Cabeça Amarela" era o apelido dado pelos índios ao General Allister por causa dos seus cabelos loiros.


A Lenda do Ouro dos Confederados
Verão de 1869. Data real: março de 1865.

Álbuns: “Chihuahua Pearl” (“Chihuahua Pearl”), “L’Homme qui valait 500 000$” (“O Homem que Valia 500.000 Dólares”), “Ballade pour un cercueil” (“Balada para um Caixão”).

Para poder socorrer os caixas confederados, Jefferson Davis tinha obtido, da parte dos empresários californianos, a soma de um milhão de dólares. Os homens que ele envia, em outubro de 1864, para buscar esse ouro na Califórnia (no Forte Sutter, de Richmond, próximo a Sacramento), partiram do Alabama. Eles começaram a viagem de volta em 1º de janeiro de 1865, mas não puderem trazer esse ouro a tempo porque eles foram vítimas, entre outras coisas, de incessantes ataques dos índios. Eles chegaram a Forte Worth (Texas) em março de 1865, os Yankees já haviam tomado o forte. Os Sulistas esconderam o ouro, próximo a Mary’s Creek (Texas), enterrando os cofres novos repletos de ouro. Eles tinham deixado sinais nas árvores e marcas nas rochas para marcar o setor.

Lugares correspondentes no álbum: Chihuahua, Coyame e Ojinaga (México), Presidio (Texas).

Personagens: Capitão Finlay, Chihuahua Pearl, Jimmy McClure, Red Neck, Vigo.



Chihuahua Pearl
Volume 13, 1º trimestre de 1973, Dargaud

Jean Giraud se inspirou no visual de sua esposa, Claudine Giraud, para compor aquele de Lily Calloway, a famosa cantora loira. Entretanto, a inspiração para a capa do álbum "Chihuahua Pearl", 1973, foi a publicidade da Ultra Brite em "Pilote", Nº 674, outubro de 1972. Há três versões de inspirações, de  Jean Giraud, para a capa do álbum "Chihuahua Pearl": duas em dois anúncios do creme dental Ultra Brite e uma no rosto de Rita Scherrer, atriz e modelo européia dos anos 1960 e 1970. A primeira esposa de Jean Giraud, Claudine, foi a musa inspiradora  do visual de Chihuahua Pearl, que, certamente, também apresenta traços das atrizes Brigitte Bardot e Marilyn Monroe.


Custer Destituído do Seu Comando
Agosto de 1870. Data real: 1876.

Álbuns: “Le Hors-la-loi” (“O Fora da Lei”), “Angel Face” (“Angel Face”).

Em 1876, Custer foi destituído do seu comando pelo Presidente Ulysses Grant e substituído pelo general Alfred Terry. O testemunho de Custer concernente à corrupção dos Departamentos índios tinha deixado furioso o Presidente. Entretanto, Grant, sob pressão popular, cancelou a sua decisão.

Lugares correspondentes nos álbuns: Durango, Española (Novo México), Santa Fé, Trinidad (Colorado).

Personagens: Angel Face, Guffie Palmer, Ulysses Simpson Grant.



Angel Face
Volume 17, 3º trimestre de 1975, Dargaud

As fotografias de referência, para a capa de "Angel Face", 1975, foram extraídas de uma revista, por Jean Giraud, da seção de moda em Paris. O artista utilizou duas fotografias: da primeira retirou o homem, da segunda, o sofá. Na ilustração, Angel Face – “Cara de Anjo”, devido à aparência do personagem Marmaduke O’Saughtness, um rapaz jovem, bem afeiçoado, com cabelos loiros e olhos azuis, exímio atirador com rifle de longo alcance e pistoleiro de aluguel. Jean Giraud escreveu 10 páginas dessa história.


A Tribo Apache Foge de Sua Reserva
Outono/inverno, 1871/72. Data real: 1875.

Álbuns: “Nez Cassé” (“Nariz Partido”), “La Longue marche” (“A Longa Marcha”), “La Tribu fântome” (“A Tribo Fantasma”).

Em 1871, após onze dias de negociação, o General Oliver Howard acorda com Cochise uma reserva nas terras Chiricahua, com Jeffords como agente. Em contrapartida, Cochise manteve a palavra, seu povo viveu pacificamente até à sua morte em 1874. A partir dessa data, o governo quebra o tratado assinado por Cochise e desloca sua tribo das montanhas verdes rumo ao deserto árido do Arizona. O mais jovem filho de Cochise, Naiche, e Gerônimo se enfureceram e se esconderam, com a tribo, nas montanhas de Chiricahua. Eles conseguiram ficar livres durante dez anos, se rendendo, finalmente, em 1886.

Lugares correspondentes nos álbuns: Apache Pass, Benson, Camp Bowie, Dead Horse Mesa (Arizona), Globe, Pima (Arizona), Reserva de San Carlos, Silver City (Novo México), Socorro, Tucson.

Personagens: Chihuahua Pearl, Chini, Cochise, Jimmy McClure, Red Neck.


Evasão de 300 Apaches Rumo ao México
Outono/inverno, 1871/72. Data real: 2 de setembro de 1877.

Álbuns: “Nez Cassé” (“Nariz Partido”), “La Longue marche” (“A Longa Marcha”), “La Tribu fântome” (“A Tribo Fantasma”).

Sob o comando do chefe Vittorio, 300 Apaches Chiricahuas fugiram de sua reserva para se instalar no México. Para sobreviver, nas montanhas estéreis, eles têm que dedicar-se aos saques.

Lugares correspondentes nos álbuns: Apache Pass, Benson, Camp Bowie, Dead Horse Mesa (Arizona), Globe, Pima (Arizona), Reserva de San Carlos, Silver City (Novo México), Socorro, Tucson.

Personagens: Chihuahua Pearl, Chini, Cochise, Jimmy McClure, Red Neck.



La Longue marche
Volume 19, 4º trimestre de 1980, Fleurus

Na ilustração de Jean Giraud para a capa de “La Longue marche” (“A Longa Marcha”) a tribo de Cochise, após descer dos cumes de Dead Horse Mesa, cruza um vale nevado no Arizona.



La Tribu fantôme
Volume 20, março de 1982, Hachette

O chefe Cochise confia a sua filha e a tribo a Vittorio e parte, com outros anciões, para desviar a atenção dos perseguidores dos Apaches em fuga. Na ilustração da capa de “La Tribu fantôme” (“A Tribo Fantasma”), Jean Giraud mostra Vittorio, seguido por Chini, sua futura esposa, liderando os índios rumo ao México.


Duelo no OK Corral
Julho a outubro de 1881. Data real: 26 de outubro de 1881.

Álbuns: “Mister Blueberry” (“Mister Blueberry”), “Ombres sur Tombstone” (“Sombras sobre Tombstone”), “Geronimo l’Apache” (“Gerônimo, o Apache”), “OK Corral” (“OK Corral”), “Dust” (“Dust”).

Em 26 de outubro de 1881, o Oeste conheceu o mais violento e o mais sangrento acerto de contas, o famoso “Acerto de contas no OK Corral”, onde os Irmãos Earp (Virgil, Wyatt e Morgan), ajudados por Doc Holliday, liquidaram os irmãos Clanton e McLaury. Pouco após esse acontecimento, Morgan foi assassinado e seu irmão, Wyatt, elimina vários homens entre o bando dos Clanton, para vingar sua morte. Foi necessário intervir o Exército para reestabelecer a ordem.

Lugar correspondente no álbum: Tombstone.

Personagem: Wyatt Earp.



Ombres sur Tombstone
Volume 25, 22 de novembro de 1997, Dargaud

Jean Giraud se inspirou na pintura “The Savage Taunt”, de Franck C. Mc Carthy, 1973,  para a capa de “Ombres sur Tombstone” (“Sombras sobre Tombstone”). As sombras aludem aos acontecimentos que antecedem o célebre duelo do O.K. Corral e às lembranças do passado de Mike Blueberry quando do seu primeiro encontro com o chefe Geronimo.



Geronimo L’Apache
Volume 26, 9 de outubro de 1999, Dargaud

A inspiração, de Jean Giraud, para a capa do álbum "Geronimo, l'Apache" ("Gerônimo, o Apache"), foi o próprio Geronimo, famoso chefe Apache Chiricahua (1829 - 1909), cujo nome, em sua língua nativa, era Goyaałé, que significa "O que boceja". A história paralela, das memórias de Blueberry, narrada no Ciclo Mister Blueberry, foi agrupada, com vinhetas e páginas inéditas, no álbum fora de série “Apaches”.


Curiosidade

A Mina Lendária de Jacob Waltz
Janeiro de 1869. Data real: 1878.

Álbuns: “La mine de l’Allemandu Perdu” (“A Mina do Alemão Perdido”), “Le spectre aux balles d’or” (“O Espectro das Balas de Ouro”).

Em 1878, Jacob Waltz, um imigrante prussiano, afirma haver encontrado uma rica mina de ouro nos Montes da Superstição. Waltz cai doente e começa a ter a saúde ruim a partir de 1879. Ele deve, temporariamente, renunciar à prospecção. Foi durante o inverno de 1883 a 1884, que um garimpeiro tenta localizar a mina de Waltz nas montanhas dos Montes da Superstição. E foi nessa época que começa a famosa lenda da Mina do Holandês Perdido (“Lost Dutchman’s Mine”).

Lugar correspondente nos álbuns: Montes da Superstição.

Personagens: Blount Wally, Guffie Palmer, Jimmy McClure, Prosit Luckner.



Le Spectre aux balles d’or
Volume 12, 3º trimestre de 1972, Dargaud

Para a capa de "Le Spectre aux balles d'or" ("O Espectro das Balas de Ouro"), 1972, Jean Giraud se inspirou no quinto quadrinho da página 22A - ou vice-versa. Na cena, o Espectro observa, à distância, Blueberry e Jimmy McClure acampados nos Montes da Superstição – assim, a capa mostra Blueberry, sentado, em frente a Jimmy, seu amigo e companheiro de aventuras.

Fontes: Acontecimentos históricos: Dargaud Éditeur. Imagens: Bedetheque.

A série "Blueberry" foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.
Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur

Afrânio Braga

Edições do grupo Média-Participations na Amazon Brasil. Acesse a livraria por um dos links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário