segunda-feira, 6 de novembro de 2017

“La Jeunesse de Blueberry” nº 20 “Gettysburg”

Capa, 2012. N. C.: Blueberry como soldado confederado. 


Página de apresentação.


Prancha 1. 


Prancha 2. 


Prancha 3. 


Prancha 4. 


Prancha 5. 


Contracapa, 2012. 

Ficha técnica

“Gettysburg”
“Gettysburg”
Roteiro: François Corteggiani
Desenhos e capa: Michel Blanc-Dumont
Cores: Lucie Blanc-Dumont, Denis Bernatets, Bonaventure (1)
Volume: 20
Data de publicação: 25 de maio de 2012 (2)
Número de pranchas: 53 (3)
Gênero: Western
Preço: 11.99 €
Formato: 22,5x29,5 cm
Público: Todos os públicos – Família
Dargaud Éditeur, Paris, França

Edição: Anotado “Primeira edição”. As páginas 55 e 56 são reprises de “Pilote HS” verão 2003. (4)

Fonte: Dargaud Éditeur e Bedetheque.

N. C.:

1) O primeiro álbum de Blueberry colorido a seis mãos.

2) Edição de 2015: Anotado “Primeira edição em 2012”.

3) Número de pranchas: 51 de “Gettysburg” e duas de “Yankee Blueberry”.

4) “Yankee Blueberry”, roteiro de François Corteggiani e desenhos de Michel Blanc-Dumont, história curta do jovem tenente Mike Blueberry.


N. C.: Da página 2:

1) Dedicatória:

Para Jean,
que partiu algures antes da publicação desse volume 20 dessa “jeunesse de Blueberry” que ele inicia graficamente no nº 2 de “Super Pocket Pilote”.

Em homenagem a Jean Giraud, nesse vigésimo episódio de “La Jeunesse
de Blueberry”, nós desejamos que a capa desse livro lembre aquela
que ele desenhou para o primeiro volume.

Michel Blanc-Dumont e François Corteggiani


2) “Yankee Blueberry”:

As páginas 55 e 56 foram publicadas inicialmente no “Pilote” fora de série verão 2003.


3) Ficha técnica das cores:

Cores das páginas 3 a 22: Lucie Blanc-Dumont.
Cores das páginas 23 a 32, 34 a 39 e da ilustração na página 54: Denis Bernatets.
Cores das páginas 32, 33, 40 a 53: Bonaventure.



N. C.: Inicialmente, a capa de “Gettysburg” teria o fundo em tom alaranjado, depois mudou para o cinza de um céu sombrio da Guerra de Secessão e de uma segunda homenagem a Jean Giraud, pela tristeza de sua partida para as pradarias celestiais.



N. C.: A capa desse álbum foi inspirada naquela de “La Jeunesse de Blueberry” ("A Juventude de Blueberry") nº 1, de Jean-Michel Charlier e Jean Giraud, publicado, pela editora Dargaud, em 1975.



N. C.: O texto da página 54:

A batalha de Gettysburg, que foi iniciada pelo general Lee, dura de 1º a 3 de julho de 1863 e termina com uma vitória da União e derrota catastrófica para os Confederados, em consequência de diversas decisões arriscadas. No meio dos oficiais comandantes, durante esse afrontamento mais que sangrento, além do general Lee, estavam presentes, entre outros, pelo Sul, o general James Longstreet e o major-general George E. Pickett. Pelo Norte, o coronel Joshua L. Chamberlain e o major-general George C. Meade, que veio tomar a responsabilidade do exército da União do Potomac. Os Confederados enviaram 67900 soldados ao combate em Gesttysburg. As suas perdas se elevaram a 4637 mortos, 12391 feridos e 58461 desaparecidos ou capturados. O exército da União enviou 95799 soldados. Suas perdas foram de 3149 mortos, 14503 feridos e 5161 desaparecidos ou capturados. Mesmo que tenha começado por acidente, a batalha de Gettysburg se tornou uma das batalhas mais célebres da História americana.

N. C.: Os personagens históricos citados, no texto, participaram de “Gettysburg”, volume 20 de “La Jeunesse de Blueberry”. Alguns dos personagens históricos presentes nessa série: presidente Abraham Lincoln, detetive Allan Pinkerton, senador Jimmy Lane, os militares unionistas general Grenville M. Dodge, general Philip Sheridan e general William T. Sherman e os confederados general John-Bell Hood e general Robert Lee e os terroristas William C. Quantrill e Archie Clement.


Enquanto Jean Giraud partiu, Corteggiani e Blanc-Dumont nos oferecem “Gettysburg”, 20º volume de “La Jeunesse de Blueberry”...

Nesse 20º álbum de “La Jeunesse de Blueberry”, Mike Steve Blueberry rememora a terrível batalha de Gettysburg. Entre a realidade histórica e a grande aventura, mergulha no coração da Guerra de Secessão e vive no interior de uma das batalhas das mais célebres, e das mais sangrentas, da História.

Fonte: Dargaud Éditeur.


“Yankee Blueberry”
Roteiro: F. Corteggiani
Desenhos: M. Blanc-Dumont


Prancha 1
A história curta se passa em Fort Wayne, Indiana, em novembro de 1864. Dois homens conversam em uma pequena taberna, o cliente pergunta ao proprietário sobre uma fotografia de Brady pendurada na parede, que responde se tratar de uma fotografia feita por Matthew B. Brady (1), em 1861, na qual estão militares unionistas: em pé, ao centro: ele - antes de ter a perna esquerda amputada na segunda batalha de Bull Run; sentado: o coronel J. Emsay (2), morto em Antietam; sentado ao lado de Emsay: o capitão Moeb (3), ferido em Fredericksburg; à direita, agachado: o sargento Guivid (4), morto durante a campanha do rio Vermelho (ele acreditava).

N. C.:

1) Mathew B. Brady foi um dos mais celebrados fotógrafos americanos do século XIX, mais conhecido pelos seus retratos de celebridades e pela documentação da Guerra Civil Americana. É-lhe atribuído o título de pai do fotojornalismo. Fonte: Wikipédia. Brady aparece no quadrinho 3 da primeira prancha.

2, 3 e 4) Homenagem dos autores a Jean-Michel Charlier – o coronel J. Emsay, “Ele é morto por primeiro no flanco 89”: J. de Jean, 89 de 1989, o ano da morte do criador literário de Blueberry; Jean Giraud – o capitão Moeb: de Moebius, pseudônimo do desenhista para as histórias em quadrinhos de ficção científica; Guy Vidal – o sargento Guivid: Gui (Guy), vid (Vidal), o roteirista e jornalista morreu em 2002, cerca de um ano antes da publicação de “Pilote” fora de série verão 2003.



Prancha 2
O cliente pergunta quem era aquele ao fundo, em pé; o proprietário responde que quem portava a trombeta era Blueberry, de cujo se disse que se tornaria tenente. “Parece que contrariamente àquilo que tem sido dito, foi ele que fez explodir a ponte de Chattanooga, e não um certo sargento Matt...” (5) “Parece também que foi ele que salvou o dia ao general Dodge, quando de sua transferência a Forte Hunt pelos malditos rebeldes...” (6) “Também se conta que foi Dodge que teria quebrado o seu nariz com um golpe de muleta.. Mas se conta tantas coisas...” (7) “A única coisa que eu estou certo, é que ele está sempre bem vivo... E que tanto que se contará sobre seu respeito, ele permanecerá, pois não se mata uma lenda, senhor...” “Nós espalharemos... É tudo...” (8)

N. C.:

5, 6 e 7) Quadrinhos baseados naqueles feitos por Jean Giraud em episódios dos volumes 1 e 3 da série “La Jeunesse de Blueberry”, em cujos estão os acontecimentos narrados pelo militar aposentado.

6 e 7) O general Dodge quebra o nariz de Blueberry antes de ser salvo por ele na sua transferência feita pelo exército Confederado.

8)  O último quadrinho da prancha 2 foi baseado na ilustração da capa de “Cavalier Bleu”, volume 3 de “La Jeunesse de Blueberry”.



Um provável estudo de capa do álbum alemão “Die Jugend von Blueberry” band 49 “Gettysburg” (“La Jeunesse de Blueberry” tome 20 “Gettysburg”), publicado pela Egmont na coleção Ehapa Comic Collection, em 2012, com o número 49 (do 49º volume de Blueberry lançado pela editora alemã, somando as três séries blueberryanas). A Egmont publicou o álbum com a capa original da editora Dargaud.



Desenho original da capa de “La Jeunesse de Blueberry” nº 20 “Gettysburg”.



Tela, de Michel Blanc-Dumont, inspirada na capa do álbum “Gettysburg”.


“La Jeunesse de Blueberry” – “Gettysburg”

“ - O senhor os vê, meu capitão?
- Afirmativo... Ei-los!! Eles aceleram a marcha... Preparem-se para atirar.
- Avante!
- Fogo!
Shiloh, Seven Pines ou Chickamauga... Pouco importa o nome...”

1863, os exércitos unionista e confederado se enfrentam em Gettysburg, Pensilvânia, em uma batalha decisiva da Guerra de Secessão.

O Tenente Blueberry comanda uma pequena tropa da cavalaria unionista para buscar munição, cuja chegaria de trem, contudo ele ignorava que o comboio fora tomado pelos confederados, que descem dos vagões, na estação Born, atirando e bradando seu terrível grito de guerra: o “Rebel yell”.

Na fuga, o cavalo de Blueberry é baleado, o tenente sobe na garupa do sargento, cuja montaria também é morta, lançando novamente Mike ao solo, que passa a fugir a pé. A dupla se abriga em uma casa, no alto de uma colina, a qual é atingida por tiros de canhões, levando os dois oficiais a se esconderem no porão, onde Blueberry conta parte do seu passado, com a participação de personagens históricos, como o general sulista “Stonewall” Jackson e o general nortista Dodge, que quebra o seu nariz com a muleta de um soldado – o nariz quebrado dá origem a outro apelido blueberryano, dessa vez dado pelos índios: Tsi-na-pah, “Nariz Partido”.

Mike prossegue a narrativa: traidor do Sul, é acusado de agente duplo e feito prisioneiro pelos Nortistas; após a evasão da prisão, Blueberry é procurado pelos dois exércitos, tornando-se novamente sulista, para depois voltar à União e sair em missão secreta, disfarçado de soldado confederado, em meio a mais famosa e sangrenta batalha da Guerra de Secessão: Gettysburg.

A calmaria envolve o lugar, porém, Mike é preso, pelos rebeldes, ao sair da casa destruída pelos tiros dos canhões. O tenente continua narrando as suas aventuras para o sargento, enquanto os dois aguardam o seu destino cinza...


Fonte das imagens: Dargaud Éditeur: capa, página de apresentação, pranchas 1, 2, 3, 4 e 5, capa inicial, capa de “La Jeunesse de Blueberry” nº 1 e ilustração da página 54. Michel Blanc-Dumont:  pranchas de “Yankee Blueberry”; desenho original da capa de “La Jeunesse de Blueberry” nº 20 “Gettysburg”. Galerie Napoleon: tela inspirada na capa de “Gettysburg”.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.

La Jeunesse de Blueberry nº 20 Gettysburg © François Corteggiani, Michel Blanc-Dumont, Dargaud Éditeur 2012, 2015
Die Jugend von Blueberry band 49 Gettysburg © François Corteggiani, Michel Blanc-Dumont, Egmont 2012

Afrânio Braga



Nenhum comentário:

Postar um comentário