segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

As mulheres de Blueberry



As mulheres de Blueberry



Michael Stephen Donovan
Conhecido como Mike Steve Blueberry, ele vive as suas aventuras, inclusive as amorosas, sendo tenente, xerife, marshal e jogador profissional de pôquer; e ainda Tsi-Na-Pah (“Nariz Partido” em apache), quando proporciona uma das mais belas cenas de amizade da saga – exposta no alto: o carinhoso abraço de despedida em Chini.




Harriet Tucker
A primeira pretendente de Mike Blueberry. Filha de um rico produtor de algodão no Deep South, herdeira de uma das maiores fazendas da Geórgia.
“La Jeunesse de Blueberry” nº 1 “La Jeunesse de Blueberry” (a), nº 2 “Un Yankee nomée Blueberry” (a) e nº 3 “Cavalier bleu” (a).








Nugget Harrington
O primeiro love affair de Blueberry. Proprietária do trading post “The Golden Nugget”, isolado nas montanhas do Missouri.
“La Jeunesse de Blueberry” nº 4 “Les démons du Missouri” (b) e nº 5 “Terreur sur le Kansas” (b).








Elisabeth Reynes
A líder de uma fazenda, cuidada somente por mulheres, ganha um beijo de despedida, na boca, de Blueberry, cujo diz que isso era como uma candeia que iluminava a noite.
“La Jeunesse de Blueberry” nº 9 “Le Prix du sang” (c).








Éléonore Mitchell
Membro do Partido da Paz e da seita secreta “O Punhal de Sangue”, no decorrer da mudança de colega nas investigações para inimiga jurada de Blueberry, a agente dupla foi o seu segundo love affair.
“La Jeunesse de Blueberry” nº 10 “La Solution Pinkerton” (d), nº 11 “La Piste des maudits” (d), nº 12 “Dernier train pour Washington” (d) e nº 13 “Il faut tuer Lincoln” (d).









Soledad San Miguel
Em missão no México, o tenente Mike Steve Blueberry tem um caso amoroso com a sereia de Vera Cruz.
“La Jeunesse de Blueberry” nº 14 “Le Boucher de Cincinnati” (d) e nº 15 “La Sirène de Veracruz” (d).









Virginia Kidman
A bruxa morava em uma cabana na floresta das Montanhas Ozarks, recebia informações de uma coruja e dizia que transformava os amantes em porcos - exceção feita a Blueberry.
“La Jeunesse de Blueberry” nº 19 “Rédemption” (d).









Caroline Younger
Oito meses após a Guerra de Secessão, Blueberry servirá em Forte Mescalero. Durante a viagem, antes de ser transferido para Forte Navajo, ele conhece e corteja a filha do reverendo Younger.
“Blueberry” nº 25 “Ombres sur Tombstone” (e), nº 26 “Geronimo l’Apache” (e), nº 27 “OK Corral” (e), nº 28 “Dust” (e) e HC “Apaches” (reescrita do primeiro encontro entre Blueberry e Gerônimo narrado nos cinco episódios do ciclo Mister Blueberry) (e).








Muriel Dickson
A sobrinha do comandante de Forte Navajo foi cortejada simultaneamente pelos tenentes Blueberry e Graig, gerando rivalidade entre os dois oficiais.
“Blueberry” nº 1 “Fort Navajo” (a), nº 2 “Tonnerre à l’Ouest” (a) e nº 4 “Le Cavalier perdu” (a).







Katie Marsh
A valente professora de Silver Creek recebe a estrela de xerife de presente, na despedida de Blueberry, o qual é convidado para retornar, de vez em quando, a fim de ver a estrela, para o quê ela estará esperando. 
“Blueberry” nº 6 “L’Homme à l’étoile d’argent” (a).








Tess Bonaventura
Baleado durante a sua missão em Heaven, Marshal Blueberry é levado para o rancho dessa sufragista moderna, que cuida do seu ferimento e torna--se um de seus love affairs.
“Marshal Blueberry” nº 2 “Mission Sherman” (f) e nº 3 “Frontière sanglante” (g).








Chihuahua Pearl
Lily Calloway é o nome verdadeiro da cantora loira que, com o apelido de Chihuahua Pearl, proporcionou a mais longa e conturbada love story de Mike Blueberry.
“Blueberry” nº 13 “Chihuahua Pearl” (a), nº 14 “L’Homme qui valait 500 000 $” (a), nº 15 “Ballade pour un cercueil” (a), nº 19 “La Longue Marche” (a) e nº 23 “Arizona Love” (h).


 






Chini
Tsi-Na-Pah foi pretendente da filha de Cochise, cuja mão desistiu em prol de Vittorio, seu rival, e, principalmente, por causa de certa cantora loira.
“Blueberry” nº 18 “Nez Cassé” (a), nº 19 “La Longue Marche” (a) e nº 20 “La Tribu fantôme” (a).








Dorée Malone
Habitual jogadora de pôquer, como o seu tenente reservista, a compositora, cantora e violonista é a última namorada de Mister Blueberry.
“Blueberry” nº 24 “Mister Blueberry” (e), nº 25 “Ombres sur Tombstone” (e), nº 26 “Geronimo l’Apache” (e), nº 27 “OK Corral” (e) e nº 28 “Dust” (e).




Autores: Roteiro e Desenhos: a) Jean-Michel Charlier e Jean Giraud. b) Jean-Michel Charlier e Colin Wilson. c) François Corteggiani e Colin Wilson. d) François Corteggiani e Michel Blanc-Dumont. e) Jean Giraud. f) Jean Giraud e William Vance. g) Jean Giraud e Michel Rouge. h) Jean-Michel Charlier e Jean Giraud – roteiro alterado e concluído por Jean Giraud. Editor: Dargaud Éditeur, Paris, França.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.

© Os autores e o editor, e os seus herdeiros legais.


Afrânio Braga



Nenhum comentário:

Postar um comentário