segunda-feira, 1 de junho de 2015

“Blueberry” nº 28 “Dust”

Capa.


Prancha 2.


Prancha 3.


Prancha 4.


Prancha 5.


Prancha 6.


Prancha 15.


Contracapa.

Ficha técnica

“Dust”
“Dust”
Roteiro: Jean Giraud
Desenhos e capa: Jean Giraud
Cores: Scarlett Smulkowski e Jean Giraud (1)
Volume: 28
Data de publicação: 25 de março de 2005 (2) (3)
Número de pranchas: 68 (4) (5)
Gênero: Western
Preço: 11.99 €
Formato: 22,6x29,8 cm
Público: Todos os públicos – Família
Dargaud Éditeur, Paris, França

Notas: 1) Jean Giraud é cocolorista desse álbum. 2) Anotado “Prèmiere édition”. 3) Em 2009, a Dargaud lançou a 2ª edição com ISBN 13 no lugar de ISBN 10. 4) Resumo, emoldurado, na página 4. Fonte: Bedetheque. N. C.: 5) “Dust” é o episódio, de “Blueberry”, com o maior número de pranchas, 68, e o quinto e último do ciclo Mister Blueberry, também chamado de ciclo Tombstone e de ciclo OK Corral.

Imagens: Dargaud Éditeur: capa da 1ª edição, pranchas 2, 3, 4, 5 e 6. Bedetheque: prancha 15 e contracapa da 1ª edição.




Ficha técnica

28TT. Dust
Roteiro: Jean Giraud
Desenhos: Jean Giraud
Cores: preto e branco
Depósito legal: 03/2005 (1)
Estimativa de preço: de 150 a 200 Euros (2)
Editora: Dargaud
Formato: À italiana (3)
Pranchas: 160
Edição: 599 exemplares (4), com ex libris (5) colado, numerado e assinado, em estojo (6) + 50 exemplares do autor + 20 exemplares da editora.

Fonte: Bedetheque.

N. C.: 1) Ano de publicação: 2005. 2) Preço de lançamento: 150 euros – a edição está esgotada. 3) Formato: 33,8x23,3 cm (à italiana - publicação na horizontal devido cada prancha da TT, tirage de tête, equivaler à metade de uma prancha do álbum). 4) Exemplares numerados e assinados por Jean Giraud. 5) Ex libris (do latim ex libris meis) é a expressão que significa, literalmente, "dos livros de" ou "faz parte de meus livros", empregada para associar o livro a uma pessoa ou a uma biblioteca - fonte: Wikipédia. 6) Ilustração do estojo feita por Jean Giraud.





O exemplar nº 195/599 de TT Dust assinado por Gir, um dos dois nomes artísticos de Jean Giraud, o outro é Moebius. Estojo (com ilustração dos dois lados), capa e ex libris com desenhos do criador gráfico de Blueberry.


Tem-se deixado Blueberry em má postura, quando o duelo no OK Corral estava sobre o ponto de começar, e quando um serial killer terrificante se preparava para sacrificar Dorée Malone. Eis, enfim, em um álbum acontecimento de 68 páginas, a conclusão tão esperada do ciclo Mister Blueberry, onde Giraud mistura, com seu talento alucinante, o thriller, o mais sombrio, ao western, o mais épico. Um indispensável monumento da História em Quadrinhos.

Tombstone, julho de 1881, uma interminável partida de pôquer se desenrola na sala traseira do Dunhill, quando um assassino, contratado pelo velho Boone, irrompe, uma espingarda de caça, com cano serrado, no punho. O homem não está só e seu comparsa chega a abater Blueberry com uma bala na costa.

Nosso herói, deixado por morto, é cuidado por Dorée Malone, a espetacular cantora vedete do Dunhill. Graças a seus bons cuidados, Blueberry se reestabelece pouco a pouco. Para ocupar sua convalescença, ele aceita contar sua história a John Campbell e Billy Parker, dois jornalistas vindos especialmente de Boston para recolher sua biografia de aventureiro do Oeste.

Entretanto, na cidade, a tensão aumenta entre os sinistros Clanton, manipulados por Strawfield, um banqueiro fraudulento, e os Earp, os defensores da ordem. Os quatro vigaristas e os irmãos justiceiros têm encontro, de manhã, no OK Corral, para aquilo que se tornará o duelo mais célebre do Oeste.

O quê os irmãos Earp ignoram, é que três aventureiros, particularmente selvagens, Hon-le-muet, o falso Marshal Straub e um atirador de elite, de nome Clark, convergem igualmente rumo ao local do encontro. O quê eles ignoram também, é que o braço direito de Strawfield, Ringo, é um perigoso psicopata, que vem de raptar Dorée Malone para sacrificá-la e oferecer seu sangue ao Dragão Vermelho. Todos os elementos da tragédia estão no lugar, o duelo pode começar...

A conclusão do ciclo Mister Blueberry, um acontecimento digno da série, uma das mais apaixonantes aventuras da história em quadrinhos pelo mestre incontestável, Jean Giraud.

Fonte: Dargaud Éditeur.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.
Blueberry Dust © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur 2005
Blueberry TT Dust © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur 2005
Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur

Afrânio Braga

Edições do grupo Média-Participations na Livraria Amazon Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário