sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Blueberry em Petites Histoires Originales

BLUEBERRY EM “PETITES HISTOIRES ORIGINALES”




Título: Petites Histoires Originales : Un Voyage parmi les planches originales de la Bande Dessinée (1)
Autor: François Deneyer
Editor: asbl Musée Jijé (2) (3) (4)
Língua: Francês
Data de lançamento: 24 de novembro de 2016
Encadernação: Cartonado
Número de páginas: 424
Formato: 23,0 X 30,0 cm
Seção: Bande Dessinée (5) / Obras de Referência
Gênero: Entorno da História em Quadrinhos


N. C.: 1) Petites Histoires Originales : Un Voyage parmi les planches originales de la Bande Dessinée - “Pequenas Histórias Originais. Uma Viagem Entre as Pranchas Originais da História em Quadrinhos”. 2) asbl Musée Jijé: Association sans but lucratif Musée Jijé – Associação Sem Fins Lucrativos Museu Jijé. 3) O museu está localizado em Bruxelas, Bélgica. 4) Jijé: nome artístico de Joseph Gillain (as iniciais de seu nome), renomado desenhista belga da história em quadrinhos franco-belga, de cujo Jean Giraud, criador gráfico de Blueberry, foi discípulo e auxiliar em um episódio de “Jerry Spring”. Jijé auxiliou Gir em dois episódios de “Blueberry”. 5) Bande Dessinée: História em Quadrinhos.


Petites Histoires Originales

Um livro sobre a coleção de pranchas originais de história em quadrinhos por François Deneyer.

424 páginas com mais de 220 ilustrações: de numerosos escaneamentos de alta definição de pranchas originais, de quadrinhos, de capas, de fotografias e documentos diversos.

A história dos primeiros colecionadores de originais da HQ franco-belga nos anos 1960-70, as primeiras lojas de histórias em quadrinhos, as primeiras galerias de exposição, as vendas públicas, os expertos.

Nós reunimos igualmente vinte entrevistas dos primeiros colecionadores, de livreiros, de lojistas e de expertos que nos falam de sua história real e sua experiência com as particularidades surpreendentes sobre os originais de Hergé, de Jacobs, de Franquin, de Jijé, de Giraud/Moebius, de Pratt, de Hermann, de Tillieux, de Peyo, de Macherot, etc.

Um acontecimento literário para não perder sob nenhum pretexto!

Faça um agrado a si mesmo ou a mais alguém, nas festas de fim de ano, oferecendo um presente original e de qualidade.

49,95 euros

Disponível em todas as livrarias de história em quadrinhos.

Mais informações: info@jije.org



Pranchas e capa originais de “Blueberry” publicadas no livro:


“Blueberry” nº 12 “Le Spectre aux balles d’or” (“O Espectro das Balas de Ouro”). Prancha original nº 23 – pré-publicação na revista “Pilote” nº 543 (2 de abril de 1970) e publicação em álbum (1972) por Dargaud Éditeur.



“Blueberry” nº 12 “Le Spectre aux balles d’or” (“O Espectro das Balas de Ouro”). Prancha original nº 34 – pré-publicação na revista “Pilote” nº 548 (7 de maio de 1970) e publicação em álbum (1972) por Dargaud Éditeur.



“Blueberry” nº 12 “Le Spectre aux balles d’or” (“O Espectro das Balas de Ouro”). Prancha original nº 48 – pré-publicação na revista “Pilote” nº 555 (25 de junho de 1970) e publicação em álbum (1972) por Dargaud Éditeur.



“Blueberry” nº 13 “Chihuahua Pearl” (“Chihuahua Pearl”). Prancha original nº 1 – pré-publicação na revista “Pilote” nº 566 (10 de setembro de 1970) e publicação em álbum (1973) por Dargaud Éditeur.



“Blueberry” nº 15 “Ballade pour un cercueil” (“Balada Para Um Caixão”). Prancha original nº 25 – pré-publicação na revista “Pilote” nº 659 (22 de junho de 1972) e publicação em álbum (1974) por Dargaud Éditeur.



“Blueberry” nº 18 “Nez Cassé” (“Nariz Partido”). Desenho da capa do álbum publicado por Dargaud Éditeur em 1980. Esse episódio foi pré-publicado em “Super As” do nº 1 (fevereiro de 1979) ao nº 10 (abril de 1979), em seguida em “Métal Hurlant” nº 38 (1º de fevereiro de 1979) e nº 40 (1º de abril de 1979) – os desenhos das capas das revistas são diferentes daquele da capa do álbum.



A fonte inspiradora de Jean Giraud para o desenho da capa do álbum “Blueberry” nº 18 “Nez Cassé”: americanos brancos do Arizona que fizeram uma reconstituição das guerras indígenas naquele Estado. Fotografia © Alvin Abrams, 1977.



Página 413. Índice das matérias.


PETITES HISTOIRES ORIGINALES

A venda de pranchas originais de história em quadrinhos é mais e mais midiatizada notadamente graças à vitrine oferecida pelas vendas públicas e seus resultados que voam de recordes em recordes.

Mas sabe-se como uma prancha é criada? E qual percurso vai seguir essa prancha quando o álbum de história em quadrinhos foi impresso? Quem foi o primeiro colecionador de pranchas originais franco-belgas nos anos 1960? Onde se encontra os originais nos anos 1970? Quais foram as primeiras galerias especializadas nos anos 1980 e as primeiras vendas públicas ao fim desse mesmo decênio?  O quê é uma bela prancha e como a escolher? Pode-se realmente se fiar nos expertos em história em quadrinhos?  Por que as despesas em vendas públicas são mais e mais elevadas?

As respostas a todas essas questões, e ainda de muitas outras, se encontram em “Petites Histoires Originales”, um livro a ler sem tardar. Que se seja colecionador de histórias em quadrinhos ou não, se descobre, nessa obra, a parte inferior das cartas desse mundo ao mesmo tempo lúdico e fascinante, entre paixões, arte e especulações, e onde as somas em jogo são, às vezes, fontes de intrigas e de manobras duvidosas.

As numerosas particularidades são contadas por uma vintena de testemunhas que conhecem esse meio desde os anos 1970, e que trazem um ponto de vista inédito sobre essas pequenas histórias que marcam o mercado dos originais a partir de mais de quarenta anos.

Escrito por François Deneyer (autor de duas obras consagradas a Jijé e criador de uma trintena de exposições consagradas à história em quadrinhos), esse livro propõe uma análise aprofundada e uma exploração jubilatória desse universo perfumado a grafite e a nanquim.


N. C.: Texto da contracapa.


Petites Histoires Originales © François Deneyer, asbl Musée Jijé 2016

Agradecimentos a François Deneyer.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud
Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur


Afrânio Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário