segunda-feira, 19 de março de 2018

Blueberry tome 28 Dust N&B






Ficha técnica

Blueberry tome 28 – Dust - N&B
Roteiro: Jean Giraud
Desenhos e capa: Jean Giraud
Cores: preto e branco
Volume: 28
Data de publicação: 1º de dezembro de 2017
Paginação: 72 páginas
Gênero: Western
Preço: 19,99 €
Formato: 30x40 cm
Público: Todos os públicos – Família
Dargaud Éditeur, Paris, França

Fonte: Dargaud Éditeur.



N. C.: A capa apresenta um desenho do rosto do pistoleiro Johnny Ringo, disfarçado de “filho do Dragão Vermelho”, como esse psicopata se autointitulava ao se trajar para assassinar mulheres. A ilustração, em cores, é um ex-líbris do estojo “Mister Blueberry. Le Cycle OK Corral”, contendo os cinco álbuns do referido ciclo, publicado, por Dargaud Éditeur, em 2005.


Resumo de “Blueberry” tome 28

Tem-se deixado Blueberry em má postura, quando o duelo no OK Corral estava sobre o ponto de começar, e quando um serial killer terrificante se preparava para sacrificar Dorée Malone. Eis, enfim, em um álbum acontecimento de 72 páginas, a conclusão tão esperada do ciclo Mister Blueberry, onde Giraud mistura, com seu talento alucinante, o thriller, o mais sombrio, ao western, o mais épico. Um indispensável monumento da História em Quadrinhos.

Tombstone, julho de 1881, uma interminável partida de pôquer se desenrola na sala traseira do Dunhill, quando um assassino, contratado pelo velho Boone, irrompe, uma espingarda de caça, com cano serrado, no punho. O homem não está só e seu comparsa chega a abater Blueberry com uma bala na costa.

Nosso herói, deixado por morto, é cuidado por Dorée Malone, a espetacular cantora vedete do Dunhill. Graças a seus bons cuidados, Blueberry se reestabelece pouco a pouco. Para ocupar sua convalescença, ele aceita contar sua história a John Campbell e Billy Parker, dois jornalistas vindos especialmente de Boston para recolher sua biografia de aventureiro do Oeste.

Entretanto, na cidade, a tensão aumenta entre os sinistros Clanton, manipulados por Strawfield, um banqueiro fraudulento, e os Earp, os defensores da ordem. Os quatro vigaristas e os irmãos justiceiros têm encontro, de manhã, no OK Corral, para aquilo que se tornará o duelo mais célebre do Oeste.

O quê os irmãos Earp ignoram, é que três aventureiros, particularmente selvagens, Hon-le-muet, o falso Marshal Straub e um atirador de elite, de nome Clark, convergem igualmente rumo ao local do encontro. O quê eles ignoram também, é que o braço direito de Strawfield, Ringo, é um perigoso psicopata, que vem de raptar Dorée Malone para sacrificá-la e oferecer seu sangue ao Dragão Vermelho. Todos os elementos da tragédia estão no lugar, o duelo pode começar...

A conclusão do ciclo Mister Blueberry, um acontecimento digno da série, uma das mais apaixonantes aventuras da história em quadrinhos pelo mestre incontestável, Jean Giraud.

Os originais de Jean Giraud, escaneados em altíssima definição, e a sensação última de tocar as pranchas tais como o mestre incontestado do desenho as entregou. Essa edição, em grande formato, é um regalo absoluto para todos os amantes da história em quadrinhos, uma magistral lição de beleza.

Fonte: Dargaud Éditeur.

Fonte das imagens: Bedetheque: capa, prancha 1 e contracapa. Dargaud Éditeur: ex-libris e capa em formato menor.

Blueberry tome 28 Dust N&B © Jean-Michel Charlier, Jean Giraud, Dargaud Éditeur 2017

Afrânio Braga


Um comentário: