terça-feira, 8 de maio de 2018

Homenagem aos 80 anos (1938 - 2018) de Jean Giraud - Moebius

Mœbius “Autoportrait”. Autorretrato de Mœbius publicado, em preto e branco (a partir da versão em cores), em “L’Univers de Gir”, Dargaud Éditeur, 1986.


Homenagem aos 80
anos (1938 – 2018) de

Jean Giraud - Mœbius


Jean Henri Gaston Giraud nasceu em 8 de maio de 1938, em Nogent-sur-Marne, França. Desde a infância, ele era fascinado pelo Velho Oeste americano – ele desenhava colts, cowboys, índios e cavalos em seus cadernos de escola e ele ia, frequentemente, às sessões de filmes de faroeste nos cinemas de seu bairro.

Ele cursou a escola de Artes Aplicadas e ele foi discípulo de Jijé, sendo seu auxiliar em um dos episódios de “Jerry Spring”. Através de seu mestre, ele conheceu Jean-Michel Charlier, também um apaixonado pelo Far West, com o qual ele criou a série “Blueberry” para a revista semanal “Pilote”, publicada pela editora Dargaud.

Em sua dualidade gráfica, ele assinava Gir nas histórias em quadrinhos western e Mœbius naquelas de ficção científica - outra de suas paixões. O Tenente Blueberry fez a fama de Giraud cruzar as fronteiras francesas e o seu trabalho com o pseudônimo Mœbius aumentou ainda mais a sua notoriedade no mundo inteiro.

Jean Giraud faleceu em 10 de março de 2012, em Paris, França. O blog Blueberry faz uma pequena homenagem àquele que é considerado, por muitos dos seus pares e por milhões de leitores, o melhor desenhista de histórias em quadrinhos de todos os tempos.


 Galeria Gir


Tenente Mike Steve Blueberry. Ilustração da página de apresentação da maioria dos álbuns da série “Blueberry”.



Pôster “Far West”. “Pilotorama”, com 60,0x88,0 cm, suplemento da revista semanal “Pilote” nº 363, de 06/10/1966.


Pôster “Blueberry”. Publicado por Psychophot, 1971.


Red Neck, Chihuahua Pearl e Jimmy McClure, companheiros de várias aventuras do Tenente Blueberry. Extrato do quadrinho 7 da prancha 17 do álbum “L’Homme qui valait 500.000$”, Dargaud Éditeur, 1973.


“The End of the Trail”. Ilustração da capa de “Blueberry 5. The End of the Trail”, álbum americano publicado por Epic Comics, 1990.


Portfólio “Blueberry”, Stardom, 1994. 15 ilustrações, incluindo aquelas de 10 capas de álbuns americanos publicados por Epic Comics no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.


Monument Valley, Arizona, Estados Unidos da América. Paisagens do lugar foram inspirações para Gir na saga de Blueberry, como nos desenhos da capa do álbum “Le Bout de la piste” e da história “Arizona Love”, e também na ilustração abaixo.


Palomito, Arizona, Estados Unidos da América. Refeitura do quadrinho 1 da prancha 1 do álbum “La Mine de l’Allemand perdu” para a página de guarda dos álbuns da série “Blueberry” a partir do episódio “Mister Blueberry”.


Michael Stephen Donovan, aliás, Mike Steve Blueberry.



 Galeria Mœbius



“Arzak, l'arpenteur”.


Grandes espaços em “Arzak, l'arpenteur”.


Major Grubert.


John Difool em “L’Incal”, série com roteiros de Alejandro Jodorowsky.


Stel em “Le Monde d’Edena”.


Batman.


Homem de Ferro.


Surfista Prateado. Desenho da capa de “Le Surfer d’Argent”, edição francesa publicada por Soleil Productions, em 2001. “The Silver Surfer”, desenhos de Moebius, roteiro de Stan Lee, minissérie em dois álbuns da Marvel, lançados pela Epic Comics em dezembro de 1988 e janeiro de 1989.


Homem-Aranha.


Superman The Man of Steel Statue by Moebius. Estátua do Super-Homem da DC Collectibles, com 21 cm de altura, edição limitada a 5200 exemplares, produzida com base em um desenho de Moebius publicado em “Superman” nº 400 americano.


© Os autores e os editores, e os seus herdeiros legais.


Afrânio Braga


Jean “Mœbius” Giraud, 1938 - ∞


Nenhum comentário:

Postar um comentário