terça-feira, 18 de julho de 2017

“La Jeunesse de Blueberry” nº 18 “1276 âmes”

Capa, 2009. N. C.: O Tenente Mike Blueberry
e o pregador Jim Thompson com os seus capangas.


Prancha 1. 


Prancha 2. 


Prancha 3. 


Prancha 4. 


Prancha 5. 


Contracapa, 2009.

“1276 âmes”
“1276 Almas” (1)
Roteiro: François Corteggiani
Desenhos e capa: Michel Blanc-Dumont
Cores: Claudine Blanc-Dumont
Volume: 18
Ano de publicação: 2009 (a); 2012 (b)
Número de pranchas: 46
Gênero: Western
Preço: 11,99 €
Formato: 22,5x29,5 cm
Público: Todos os públicos – Família
Dargaud Éditeur, Paris, França

Edição: a) Anotado “Primeira edição”. b) Contracapa: última publicação: Gettysburg.

Fonte: Dargaud Éditeur e Bedetheque.

N. C.: 1) O título se refere ao número de civis mortos no ataque do exército da União ao Vale de Shenandoah em represália às incursões sangrentas de John Singleton Mosby, “Fantasma Cinza”, contra várias posições nortistas. Nesse massacre, morrem os familiares e os amigos do pregador Jim Thompson.

O coronel John Singleton Mosby (1833-1916), conhecido como “Gray Ghost”, comandante do 43º Batalhão da Cavalaria do Exército Confederado, e William Sherman (1820-1891), general do exército da União, são citados na história, de cuja participam outros personagens históricos: Allan Pinkerton (1819-1894), Philip Sheridan (1831-1888) e George Custer (1839-1876), os dois últimos generais do exército da União.


N. C.: A dedicatória da página 2:

Para Jean-Michel CHARLIER,
que partiu há vinte anos sem deixar o endereço
e que nos falta a cada dia.
Onde quer que ele esteja, ele sabe o porquê.

Saudações
François

N. C.: Jean-Michel Charlier, o criador literário de Blueberry, faleceu em 10 de julho de 1989.



Enquanto Blueberry se recupera com dificuldade dos trágicos acontecimentos sobrevindos às margens do rio Niágara, ele se vê confiar uma perigosa missão. A sobrinha do general Sheridan tem sido raptada de seu colégio por um pregador iluminado e seus capangas que querem se vingar de um massacre perpetrado em civis. Como resgate, eles exigem a rendição dos exércitos nortistas e a renúncia do presidente Lincoln. Blueberry se lança em sua perseguição sem desconfiar que ele não está só sobre a pista e que ele vai de novo colocar suas botas em uma armadilha mortal. Michel Blanc-Dumont e François Corteggiani justificam plenamente sua reputação de grandes mestres da história em quadrinhos de aventuras com essa história de tirar o fôlego que se estenderá em dois volumes.

Fonte: Dargaud Éditeur.





Em 2010, quando da publicação do segundo álbum desse díptico, a editora Dargaud publicou o estojo La Jeunesse de Blueberry tomes 18 et 19 – Aventure complete (“Aventura Completa”) contendo os volumes 18 e 19 e um presente (a edição Nº 404, de 21 de setembro de 1864, do jornal Harper’s Weekly, a journal of civilization, publicado em Nova York, de 4 páginas em preto e branco, sobre as grandes aventuras de Mike Steve Blueberry, cuja capa reproduz o desenho daquela do volume 19, “Rédemption”, duas páginas com extratos das duas histórias – Instituição Batista da Redenção, em Ogamaw, Ouachita County, Arkansas; pregador Jim Thompson; Blueberry tendo problemas com o pregador louco; Walter Baumhoffer, agente da Pinkerton; o ataque com canhões a civis em Shenandoah Valley, Virginia; Tenente Blueberry e Virginia Kidman se beijando; Blueberry na estrada para Corben – e a contracapa com um desenho e a biografia de Mike Steve Blueberry. A Dargaud imprimiu o jornal no formato de 28,0x40,5 cm e em papel amarelado para representar o seu envelhecimento).

A capa do estojo é composta por uma montagem com extratos da capa de “1276 âmes” (Tenente Blueberry) e do quadrinho 6 da prancha 29 de “Rédemption” (a casa onde estivera presa a sobrinha do general Philip Sheridan). A contracapa apresenta uma montagem do quadrinho 3 da prancha 2 com o quadrinho 5 da prancha 44 de “1276 âmes”, os títulos e as capas dos dois volumes e o seguinte texto:

O Tenente Blueberry deve fazer frente a um pregador particularmente perturbado. O falso homem de igreja tem massacrado um convento inteiro para capturar a sobrinha de um general nortista a fim de fazer pressão sobre ele. Blueberry deverá seguir sua pista sangrenta para impedi-lo de causar danos.

A ilustração da página de guarda dos álbuns da série “La Jeunesse de Blueberry, de François Corteggiani e Michel Blanc-Dumont, compõe os versos da capa, da contracapa e das orelhas; nessas últimas estão Blueberry (extrato do quadrinho 2 da prancha 19 de “1276 âmes”) e Jim Thompson (extrato do quadrinho 8 da prancha 13 de “1276 âmes”).


A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.

Fonte das imagens: Bedetheque: capa e contracapa. BDfugue: pranchas 1, 2, 3, 4 e 5. Afrânio Braga: estojo La Jeunesse de Blueberry tomes 18 et 19 – Aventure complète.

La Jeunesse de Blueberry nº 18 1726 âmes © François Corteggiani, Michel Blanc-Dumont, Dargaud Éditeur 2009, 2012
La Jeunesse de Blueberry tomes 18 et 19 – Aventure complete © François Corteggiani, Michel Blanc-Dumont, Dargaud Éditeur 2010


Afrânio Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário