quarta-feira, 1 de abril de 2015

“Blueberry” nº 26 “Géronimo l’Apache”

Capa da 1ª edição, 1999.


Prancha 1. 


Prancha 2. 


Prancha 3. 


Prancha 4. 


Prancha 5. 


Prancha 38.


Contracapa da 1ª edição, 1999.

Ficha técnica

“Géronimo l’Apache”
“Gerônimo, o Apache”
Roteiro: Jean Giraud
Desenhos e capa: Jean Giraud
Cores: Florence Breton
Volume: 26
Data de publicação: 9 de outubro de 1999
Número de pranchas: 46
Gênero: Western
Preço: 11.99 €
Formato: 22,6x29,8 cm
Público: Todos os públicos – Família
Dargaud Éditeur, Paris, França

Fonte: Dargaud Éditeur.

N. C.: 1) “Gerónimo l’Apache” é o terceiro episódio do ciclo Mister Blueberry, também chamado de ciclo Tombstone e de ciclo OK Corral. 2) Há duas versões da 1ª edição: uma impressa por PPO Graphic com um AI de 10/1999 (a mesma data do depósito legal) e outra impressa por Partenaires Livres (sem AI) - fonte: Bedetheque. 3) Em 2004, a Dargaud publicou a 2ª edição, mudando o fundo de sua logomarca, da capa, em relação à 1ª edição.

Imagens: Dargaud Éditeur: capa da reedição de 2004, pranchas 1, 2, 3, 4 e 5. Bedetheque: capa e contracapa da 1ª edição e prancha 38.


Capa da tirage de tête.

Ficha técnica

26TT. Géronimo l’Apache
Roteiro: Jean Giraud
Desenhos: Jean Giraud
Cores: preto e branco
Depósito legal:
Estimativa de preço: de 200 a 300 euros
Editora: Dargaud
Formato: Formato normal
Pranchas:

Fonte: Bedetheque.

N. C.: 1) Preço de lançamento: 150 euros – a edição está esgotada. 2) Formato: 33,8x23,3 cm (à italiana - publicação na horizontal devido cada prancha da TT, tirage de tête, equivaler à metade de uma prancha do álbum).


Capa da 2ª edição, 2004.


Como em uma tragédia grega bem ajustada, a tensão aumenta em Tombstone. O duelo do OK Corral torna-se, mais e mais, inevitável e a figura de Gerônimo não cessa de impor-se. O leitor está preso em um turbilhão: ele tem a impressão de ver duas ondas subir, de assalto, uma sobre a outra. Aliás, tudo parece duplo nesse álbum. As duas intrigas: aquela do OK Corral e aquela do “mistério” Blueberry.

Jean Giraud, que se duplica, maquiavélico ao roteiro e virtuoso ao desenho. Blueberry permanece acamado, ferido, e que, portanto, não cessa de contar, em um atordoante flash-back, verdadeira história na história, autêntica luta de Blueberry contra seu duplo. E há, sobretudo, esse duelo, inevitável, que todo mundo espera e que exerce uma verdadeira tensão, que enerva toda a narrativa.

E, enfim, se alguém quiser encontrar uma última dualidade, como não evocar o personagem Gerônimo, que dá seu título ao álbum? Ou, antes, se será tentado em expor os dois Gerônimo, aquele que Blueberry tem enfrentado no passado e o Apache, bem presente, que espreita entorno de Tombstone...

Além disso, pode ser ele o verdadeiro fio condutor, o verdadeiro herói desse ciclo. Quê dizer mais? É evidente que nós nos encontramos na presença de uma obra forte, poderosa, que marcará, certamente, um apogeu na já longa saga do western.

Fonte: Dargaud Éditeur.


 


Gerônimo e Blueberry por Jean Giraud, 1999. Ilustrações para divulgar o álbum “Géronimo l’Apache”. Fonte das imagens: theairtightgarage.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.
Blueberry nº 26 Géronimo l’Apache © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur 1999
Blueberry TT Géronimo l’Apache © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur
Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur

Afrânio Braga

Edições do grupo Média-Participations na Livraria Amazon Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário