quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Moebius: um punhado de mirtilos – Entrevista



Moebius: um punhado de mirtilos
MAGALI AUBERT / 10 DE MARÇO DE 2012


Jean Giraud, dito Moebius, desenhista e roteirista das aventuras de Blueberry, é morto, hoje, à idade de 73 anos. Nós o temos encontrado em 2009, ele nos falou de flores, de maconha e ria de suas “ideias todas feitas, que remontam à infância”.




Cacique planador e visionário da história em quadrinhos, Moebius continua a colher os feitos de sua vida em “Inside Moebius”, esplêndida autobiografia new age. Pela saída do quinto volume, ele nos acolhe em seu ateliê.


De onde é vindo esse desejo de autobiografia em 2004?

Moebius: Era uma época onde eu viajava muito. Eu tenho começado a preencher os diários de viagens no hotel, em lugar de olhar a cabeça. Eu desenhava a lápis, à aquarela. Fora, eu me aplicava não em representar aquilo que eu via, mas antes Mickey prestes a saltar acima de uma poltrona bergère! Em seguida, sobretudo com minha esposa, eu tenho tomado a decisão de parar de fumar baseados.


Isso entravava você?

Não basta sonhar, se deve trabalhar. Ser audacioso se cultiva, como um músculo ou uma flor. Muitas das minhas produções, como Arzach (1976) ou Le Major Fatal e Le Garage hermétique (1979), têm sido tarefas profissionais, mesmo se elas guardam um aspecto transgressivo. Ao lado, há coisas mais deslocadas: as compilações de ilustrações, de publicidades e de desenhos pessoais tais como Made in L.A. (1988), Fusion (1995) ou La Mémoire du Futur (1983). Se existe através de etapas atravessadas, que é difícil de sintetizar em uma forma. Mas se pode tentar. É isso a obra ao fundo, aquela resultante de todos os momentos: os sonhos, as falhas, os fracassos e os êxitos. Ao mesmo tempo, isso não é somente o resultado de uma natureza profunda, é também uma construção interior. O território é infinito. E o estilo se trabalha ao fio dos anos.


Você fuma muito?

Não, pouco, uma vez por semana ou com os colegas. Isso deixa um monte de alcatrão, enquanto que eu tinha parado os cigarros depois de muito tempo, e como eu me aproximava dos sessenta, a maconha tirava minhas reservas de cálcio, de vitamina C. Isso me tem dado um tema, a ocasião de desenhar de maneira descontraída, não premeditada, sem montagem, sem perspectiva.


E, portanto, a ideia de fazer de você um personagem.

Sim, com uma linguagem espontânea, isso me diverte muito. É parte de um golpe no sonho – eu não poderia me mostrar sentado em uma cadeira, o discurso devia tornar-se irremediavelmente metafórico. Eu tenho preenchido o primeiro caderno a toda rapidez; o segundo tem ficado em ancoradouro dois, três meses, eu tenho começado o terceiro, em seguida, eu tenho feito os três de uma ordenha. Eu tenho seis álbuns terminados e o sétimo, acabado em dois terços, vai encerrar a série. Eu não quero me tornar um funcionário da confidência, mas há um oitavo, já começado, sem diálogos, sobre o tema da “mutação onírica da imagem” que se difrata, se quebra, proteiforme. No volume 5, eu já sofri essas mutações. Isso me agrada muito, pelo prazer coreográfico do divertimento.


Esse balanço é seu modo de se impelir em continuar?

De ficar vivo, sim. Eu sou alguém bastante instável ao nível psíquico, emocional e mental, gerador de angústias. Eu tenho um lado depressivo também, onde eu penso que eu sou apenas um subexcremento, e meus momentos maníacos, onde eu sou o gênio, onde tudo aquilo que eu faço é marcado pelos deuses (ele se farta de rir)! Eu tento positivar esse defeito. Eu tenho dificuldade em desenhar duas vezes a mesma cabeça, isso é muito grave em HQ. Blueberry não tem nunca, duas vezes, o mesmo rosto, mas se o reconhece todo tempo. Eu tento manter uma coerência, uma epiderme sobre a qual isso se move, isso migra.      


Você tem medo de cair na rotina?

Envelhecendo, pode ser, eu tenho um pouco de medo. Eu tenho visto demais desenhistas de qualidade dar um aspecto patético de imitação de si mesmos, da resistência desesperada à mudança que se opera neles. Na caligrafia do grafismo, se lê também a velhice, a lassitude, o endurecimento das artérias e dos pensamentos, e as ideias todas feitas, que remontam à infância, à expressão parental (ele ri), muito difíceis em combater. Aquilo que é válido no sentido da queda é também naquele da ascensão: em certos períodos, eu tenho sido muito alto para ligação a mim mesmo e eu não me lembro como períodos de felicidade. Minha exigência aumentava ao fio de minha ascensão, paralelamente à minha insatisfação, minha severidade a respeito de mim mesmo.


Buscar, para evitar se dessecar?

Sim. O princípio de liberdade me guia e me faz muito medo. Conformar-se às palavras de ordem, mesmo muito bonitas, me parece sempre perigoso. Eu não programo nada, salvo um máximo de espontaneidade, utilizando minhas propensões mais culpáveis. Eu tenho um gosto pelo aperfeiçoamento de um nicho gráfico. Quando eu encontro um tema, eu amo entrar dentro e eu tenho dificuldade em ficar estável, horizontal. Depois, à força de amassar um conceito, eu devo abandoná-lo.


Semelhante para a técnica?

É preciso não cair no obsessivo. As cinco primeiras páginas de Inside Moebius são no aleatório e no bizarro, pois, de um só golpe, isso toma forma a um crescimento de complexidade e de aperfeiçoamento. Os dois primeiros volumes são edições por extenso da versão original. Para o terceiro, há alguns retoques na paleta gráfica. O quarto tem um terço dos desenhos refeitos, das páginas e as imagens têm sido bagunçadas. O quinto parte de uma ótica clássica, de rascunhos digitalizados em cinza claro e redesenhados na paleta gráfica, eles são também trabalhados como Blueberry ou Le Garage hermétique. Está-se longe da pequena HQ sobre um canto de toalha de mesa de restaurante.


O futuro?

O volume 6 deveria estar pronto em fevereiro. Em seguida, eu considerei a sequência do Chasseur déprime, saída em junho, depois aquela de Arzach, esse diamante enquistado na camada geológica. Esse não será mudo e enigmático como à época, haverá diálogos e uma aventura.


E esse de sua editora?

Para o momento, ela terá um só artista em seu catálogo, Moebius. Pode ser que um dia terá Gir (outro pseudônimo dele mesmo), isso fará dois. Nós trabalhamos em três, com Isabelle (sua companheira) e sua irmã Claire, imprimindo cada álbum entorno de três ou quatro mil exemplares. Nós temos reeditado recentemente 40 days dans le désert B (1999), que está em sua quarta tiragem – é um pouco nosso best-seller e eu estou muito orgulhoso. Nós temos também relançado Le Chasseur déprime. É um investimento de tempo, de dinheiro, de energia, de emoções, de medo. Tem-se muito, muito pouco de planejamento de promoção, nos somos ajudados pelos aficionados e estritos profissionais da história em quadrinhos.


Você tem retornado ao México, quadro de vários episódios de Blueberry?

Eu tenho passado uma quinzena de dias, em Guadalajara, com minha família. Há dois anos. Não se tem passado nada de extraordinário, simplesmente o prazer de reencontrar a língua, a atmosfera, a arquitetura, as pessoas, os índios e de fazê-lo viver à minha esposa e meus filhos como uma iniciação.


Revisão de Jean-Emmanuel Deluxe,  fotografia de  Christophe Delory em Standard nº 22, janeiro de 2009.

Agradecimentos a Isabelle Giraud e Claire Champeval.




Minha vida como um western
1938 – Jean Giraud/Moebius nasce em Nogent-sur-Marne, França.
1950 – Estadia no México e nos Estados Unidos.
1965 – Primeiro “Blueberry” com Jean-Michel Charlier, “Fort Navajo”.
1974 – Criação da revista de ficção científica “Métal Hurlant” com Jean-Pierre Dionnet, entre outros.
1975 – Encontro com Alejandro Jodorowsky. Eles concebem “L’Incal” (1981-1988).
1977  “Cauchemar Blanc”, adaptado por Mathieu Kassovitz, em curta-metragem, em 1991.
1988 – Seu “Surfeur d’Argent” causa uma grande impressão em Mike Mignola (“Hellboy”).
2004-2009  “Inside Moebius”, volumes 1 a 6.


Fonte: Stardand Magazine nº 22, janeiro de 2009, Paris, França.

Moebius : une poignée de myrtilles © Magali Aubert - Standard Magazine 2009, 2012



Afrânio Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário