quarta-feira, 21 de outubro de 2015

“Blueberry L’Intégrale” volume 3

Capa.


Página 1. 


Página 2. 


Página 3. 


Página 4.


Página 5. N. C.: Blueberry inspirado em Jean-Paul Belmondo. Desenho
de Jean Giraud para as contracapas dos álbuns, publicado de “Tonnerre à
l’Ouest” a “Nez Cassé”, Dargaud; “La Longue Marche”, Fleurus; “La Tribu
fantôme” e “La Dernière carte”, Hachette; e “Le Bout de la piste”, Novedi.


Página 19. N. C.: “Le Cheval de fer”, desenho da capa do álbum.


Página 20. Prancha 1 de “Le Cheval de fer”.


Ficha técnica

“Blueberry L'intégrale” tome 3
“Le Cheval de fer” – “L'Homme au poing d'acier” – “La Piste des Sioux”
Roteiros: Jean-Michel Charlier
Desenhos e capa: Jean Giraud
Cores: Jean Giraud - “Le Cheval de fer” - e quadricromia - “L'Homme au poing d'acier” e “La Piste des Sioux”
Lançamento: 27 de novembro de 2015
Número de páginas: 164
Pranchas: 138
Gênero: Western
Preço: 28,43 
Formato: 24,0x32,0 cm
Público: adolescente e adulto - a partir de 16 anos
Editora: Dargaud Éditeur
Outras informações: Edição original. Integral
Informação da edição: Anotado “PREMIÈRE ÉDITION” (N. C.: “Primeira Edição”). Contém, na estreia do álbum, um dossiê de 16 páginas redigido por Hugo Cassavetti.

Fonte: Dargaud Éditeur e Bedetheque.





N. C.: A ilustração da capa é aquela da capa de “Blueberry” nº 8 “L'Homme au poing d'acier”, álbum publicado em 1970, que por sua vez foi inspirada no cartaz de “The Desperados” (“Os Bandidos do Texas”, no Brasil), 1969, filme dirigido por Henri Levin. Jean Giraud se inspirou no ator Jack Palance, em primeiro plano no cartaz, para compor o visual do personagem Jethro “Dedos de Aço” Diamond, chamado também de Jethro “Steelfingers”, que empresta um dos seus apelidos, “O Homem do Punho de Aço”, ao título do oitavo volume da série “Blueberry”.



N. C.: Inicialmente, a Dargaud publicaria a capa do volume 3 de “Blueberry L’Intégrale” com a ilustração da capa da revista “Pilote” nº 497, de 15 de maio de 1969, em cuja se iniciava a história “La Mine de l’Allemandu perdu” (“A Mina do Alemão Perdido”). Como a ilustração da capa do semanário não estava relacionada com nenhuma das histórias do volume 3, a editora decidiu mudar para aquela do álbum “L’Homme au poing d’acier” (“O Homem do Punho de Aço”).




N. C.: Essa ilustração de Blueberry está relacionada com a sua intervenção, a primeira como xerife de Palomito, em uma briga em um dos saloons da cidade. A cena ocorre na prancha 2 da história “La Mine de l’Allemandu perdu” (“A Mina do Alemão Perdido”). Entretanto a editora Dargaud também optou por não utilizar esse desenho de Jean Giraud na capa do volume 4 de “Blueberry L’Intégrale”, em cujo está publicado o ciclo de Prosit Luckner, o ouro da Sierra, que narra a lenda da mina do alemão perdido.


Texto da página 2:

Caro leitor,

Esse terceiro volume de “l’Intégral Blueberry”, previsto em
9 volumes, retoma as páginas da série que foram publicadas em
Pilote de 24 de novembro de 1966 a 30 de maio de 1968. Para encontrar
um pouco o espírito folhetinesco da revista, onde as páginas eram geralmente publicadas em duas opostas, nós principiamos cada história na
página da esquerda. Entretanto as cores são aquelas dos álbuns
que foram validadas ou refeitas por Jean Giraud.

Nós vos desejamos uma maravilhosa leitura de uma
das obras mais míticas da história em quadrinhos.

O editor tem muito particularmente a agradecer a
Isabelle Giraud e Philippe Charlier
 por sua colaboração e seu apoio.

_______________________________


Le Cheval de fer foi pré-publicado em Pilote Hebdo,
do nº 370 de 24 de novembro de 1966 ao nº 392 de 27 de abril de 1967.
Primeira edição em álbum em 1970 na Dargaud.

L’Homme au poing d’acier foi pré-publicado em Pilote Hebdo,
do nº 397 de 1º de junho de 1967 ao nº 419 de 2 de novembro de 1967.
Primeira edição em álbum em 1970 na Dargaud.

La Piste des Sioux foi pré-publicado em Pilote Hebdo,
do nº 427 de 28 de dezembro de 1967 ao nº 449 de 30 de maio de 1968.
Primeira edição em álbum em 1971 na Dargaud.


Apresentação do editor:

Em 5 de janeiro de 1967, quando eles se lançam sobre seu novo hebdomadário, para nisso descobrir a sequência de “Le Cheval de fer”, os leitores de “Pilote” compreendem imediatamente que eles vinham de encontrar um dos maus mais marcante da história em quadrinhos: o terrível Jethro Steelfingers, o homem do punho de aço. Seu duelo com Blueberry vai manter sem fôlego os apaixonados pelo western durante três álbuns indispensáveis reunidos nesse esplêndido integral e acompanhados de numerosos suplementos.

N. C.: Jethro “Steelfingers” Diamond, “L’Homme au poing d’acier” (“O Homem do Punho de Aço”), aparece, pela primeira vez, no quadrinho 5 da prancha 14 de “Le Cheval de fer” (“O Cavalo de Ferro”), publicada no hebdomadário “Pilote” Nº 376, de 5 de janeiro de 1967, e depois em álbum, no 1º trimestre de 1970, também pela editora Dargaud.


Resumo de “Blueberry L’Intégrale” volume 3

3º volume do integral de “Blueberry”, uma das maiores séries da HQ por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud, e um fantástico western!

Com “Le Cheval de fer”, “L’Homme au poing d’acier”, “Général Tête Jaune” (1), nós entramos sem dificuldade na lenda Blueberry. A colaboração entre Charlier e Giraud os leva a explorar o western como nunca se tem feito em história em quadrinhos. Os roteiros mais sombrios, mais adultos, em relação ao realismo de um desenho mais e mais virtuoso, e um mau, Jethro Steelfingers, que marca com seu sinal de ferro esse segundo ciclo das guerras indígenas. Um must (2).

3ª parte do integral de “Blueberry”: uma edição em tiragem limitada, grande formato e papel Munken, com um dossiê completo e numerosos documentos sobre a gênese da série; a quinta essência do western em HQ.

Fonte: Dargaud Éditeur.


 

N. C.:

1) As histórias “Le Cheval de fer” (“O Cavalo de Ferro”), “L'Homme au poing d'acier” (“O Homem do Punho de Aço”) e “La Piste des Sioux” (“A Pista dos Sioux”) compõem o volume 3 de “Blueberry L’Intégrale”. A história “Général Tête Jaune” (“General Cabeça Amarela”) está publicada no volume 4 de “Blueberry L’Intégrale”.

2) Must: imprescindível. 1. Item editorial considerado essencial e que deve ser publicado. 2. Qualquer coisa que por algum motivo é considerada como imprescindível. Fonte: Dicionário Michaelis – UOL, Executivo.

A série "Blueberry" foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.
Blueberry L'intégrale” tome 3 © Jean-Michel Charlier, Jean Giraud, Dargaud Éditeur 2015

Afrânio Braga

Edições do grupo Média-Participations na Livraria Amazon Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário