domingo, 1 de novembro de 2015

Blueberry tome 25 Ombres sur Tombstone N&B

Capa.


Página 1. 


Página 2. 


Prancha 1. 


Prancha 2.


Prancha 3.


Prancha 4.


Prancha 5.


Prancha 6.


Prancha 7.


Prancha 8.


Ficha técnica

Blueberry tome 25 – Ombres sur Tombstone - N&B
Roteiro: Jean Giraud
Desenhos e capa: Jean Giraud
Cores: preto e branco
Volume: 25
Data de publicação: 4 de dezembro de 2015
Paginação: 48 páginas
Gênero: Western
Preço: 18,95 €
Formato: 30x40 cm
Público: Todos os públicos – Família
Dargaud Éditeur, Paris, França

Fonte: Dargaud Éditeur.

N. C.: N. C.: O desenho da capa é um extrato do quadrinho 7 da prancha 46 do álbum “Ombres sur Tombstone”.


Resumo de Blueberry tome 25

“Um jogador profissional abatido na costa”, anuncia a edição especial do “Tombstone Epitah”. Nada que de muito banal, em um detalhe de perto: o jogador se chama Blueberry, uma verdadeira celebridade, segundo o gordo Campbell, jornalista em Boston.

Mas, com três balas no corpo, Blueberry não está morto. E, desde que ele abre um olho, Campbell se precipita à sua cabeceira para recolher suas memórias. Isso começa mal: a primeira proeza do “herói” do Oeste consiste em tomar um porre, chafurdar na lama com os porcos...

Durante esse tempo, Strawfield fez, em fanfarra, a partida, para Tucson, de seu comboio de prata, que os Clanton planejam atacar, disfarçados de Apaches. E, enquanto a sombra de Gerônimo espreita nas colinas, o drama se tece: ele conduzirá ao famoso massacre do O.K. Corral.

“Ombres sur Tombstone”, que tem feito o objeto de uma pré-publicação em “Le Monde” (1), é erigido sobre um desafio: o herói, colado a uma mesa de jogo em “Mister Blueberry”, passa esse episódio pregado à cama. Isso não impede Giraud, só no comando, após o falecimento de Jean-Michel Charlier, de dirigir a ação em virtuose, com sua tribo de personagens irresistíveis e sua dose habitual de humor. Quanto ao desenho, ele está à altura da reputação do Mestre até nos menores recantos do cenário – do pequeno interior asseado de Ma Clanton à colcha do herói. O todo serve para uma bela colocação em cores assinada Florence Breton.

Sequência de “Mister Blueberry”, “Ombres sur Tombstone” é uma obra-prima na qual o talento do grande Jean Giraud explode a cada página. Esse álbum é tudo de uma vez uma releitura sob a forma de romance noir do célebre duelo do O.K. Corral, uma interrogação virtuosa sobre a criação e a lenda, e, sobretudo, um western crepuscular imaginado por um criador seguro de sua arte. Cada amante da história em quadrinhos deve possuir essa edição preto e branco, formato muito grande.

Fonte: Dargaud Éditeur.

N. C.: 1) “Le Monde” é o jornal francês de maior prestígio internacional, sendo distribuído, diariamente, em várias partes do mundo. É de propriedade do Groupe Le Monde e está sediado em Paris, França. Fonte: Wikipédia, com adaptações.


Blueberry tome 25 Ombres sur Tombstone N&B © Jean-Michel Charlier, Jean Giraud, Dargaud Éditeur 2015


Afrânio Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário