sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Blueberry tome 26 Geronimo l’Apache N&B

Capa. 


Extrato do quadrinho 1 da prancha 45. 


Página 1. 


Prancha 1. 


Prancha 2. 


Prancha 3. 

Ficha técnica

Blueberry tome 26 – Geronimo l’Apache - N&B
Roteiro: Jean Giraud
Desenhos e capa: Jean Giraud
Cores: preto e branco
Volume: 26
Data de publicação: 2 de dezembro de 2016
Paginação: 56 páginas
Gênero: Western
Preço: 18,95 €
Formato: 30x40 cm
Público: Todos os públicos – Família
Dargaud Éditeur, Paris, França

Fonte: Dargaud Éditeur.

N. C.: O desenho da capa é um extrato do quadrinho 3 da prancha 13 do álbum “Geronimo l’Apache”.


Resumo de Blueberry tome 26

Como em uma tragédia grega bem ajustada, a tensão aumenta em Tombstone. O duelo do OK Corral torna-se, mais e mais, inevitável e a figura de Gerônimo não cessa de impor-se. O leitor está preso em um turbilhão: ele tem a impressão de ver duas ondas subir, de assalto, uma sobre a outra. Aliás, tudo parece duplo nesse álbum. As duas intrigas: aquela do OK Corral e aquela do “mistério” Blueberry.

Jean Giraud, que se duplica, maquiavélico ao roteiro e virtuoso ao desenho. Blueberry permanece acamado, ferido, e que, portanto, não cessa de contar, em um atordoante flash-back, verdadeira história na história, autêntica luta de Blueberry contra seu duplo. E há, sobretudo, esse duelo, inevitável, que todo mundo espera e que exerce uma verdadeira tensão, que enerva toda a narrativa.

E, enfim, se alguém quiser encontrar uma última dualidade, como não evocar o personagem Gerônimo, que dá seu título ao álbum? Ou, antes, se será tentado em expor os dois Gerônimo, aquele que Blueberry tem enfrentado no passado e o Apache, bem presente, que espreita entorno de Tombstone...

Além disso, pode ser ele o verdadeiro fio condutor, o verdadeiro herói desse ciclo. Quê dizer mais? É evidente que nós nos encontramos na presença de uma obra forte, poderosa, que marcará, certamente, um apogeu na já longa saga do western.

Os originais de Jean Giraud, escaneados em altíssima definição, e a sensação última de tocar as pranchas tais como o mestre incontestado do desenho as entregou. Essa edição, em grande formato, é um regalo absoluto para todos os amantes da história em quadrinhos, uma magistral lição de beleza.

Fonte: Dargaud Éditeur.

Blueberry tome 26 Geronimo l’Apache N&B © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur 2016

Afrânio Braga

Edições do grupo Média-Participations na Amazon Brasil. Acesse a livraria por um dos links abaixo:




2 comentários:

  1. Boa noite ,por cá haverá tal obra á venda?

    ResponderExcluir
  2. Olá, João! Eu penso que essa obra não será publicada no Brasil. É possível comprá-la em livrarias francesas on line, como Amazon, Chapitre, Decitre e Fnac.

    ResponderExcluir