domingo, 6 de novembro de 2016

“La Jeunesse de Blueberry” nº 11 “La Piste des maudits”

Capa, 2000. 


Prancha 3. 


Prancha 39. 


Contracapa, 2000.

Ficha técnica

“La Piste des maudits”
“A Pista dos Malditos”
Roteiro: François Corteggiani
Desenhos e capa: Michel Blanc-Dumont
Cores: Claudine Blanc-Dumont
Volume: 11
Ano de publicação: 2000 (a); 2004 (b); 2005; 2012 (c) (1)
Número de pranchas: 46
Gênero: Western
Preço: 11,99 €
Formato: 22,5x29,5 cm
Público: Todos os públicos – Família
Dargaud Éditeur, Paris, França

Edição: a) Caderno suplementar de 16 páginas no fim do álbum intitulado “Carnet de route” (2). b) Collection Les indispensables de la BD. Encarte de 4 páginas no início do álbum: p. 1: cartaz de Blueberry tipo “Wanted”; p. 2 e p. 3: cronologia dos álbuns do “Lieutenant” (3), do “Marshal” (4) e da “Jeunesse” (5); p. 4: biografia dos 2 autores, Charlier e Giraud, mais anúncio do filme (6). c) Código de barras sobre fundo branco na contracapa e site do editor enquadrado.

Fonte: Dargaud Éditeur e Bedetheque.

N. C.: 1) As contracapas das quatro edições apresentam os títulos publicados de “Blueberry”, “Marshal Blueberry”, “La Jeunesse de Blueberry” e “Hors collections” até então. 2) Suplemento: um guia de 16 páginas exclusivamente na 1ª edição. 3) “Lieutenant”, “Tenente”: série “Blueberry”. 4) “Marshal”: série “Marshal Blueberry”. 5) “Jeunesse”, “Juventude”: série “La Jeunesse de Blueberry”. 6) Filme “Blueberry, l'expérience secrete” (“Blueberry. Desejo de Vingança”, no Brasil).


N. C.: O caderno suplementar também foi publicado em separado:



La Jeunesse de Blueberry – A Juventude de Blueberry
Carnet de route – Caderno de Rota
Les origines d’un mythe – As Origens de um Mito

Os artigos do caderno:
“A Juventude de Blueberry”. N. C.: Introdução.
Os Diferentes Ciclos das Aventuras de Blueberry. N. C.: Os ciclos da série “Blueberry” com os álbuns publicados até então, mostrando uma capa por ciclo.
A Guerra de Secessão. A Primeira Guerra Moderna. N. C.: Ilustrado por imagens da guerra: duas fotografias – Oficiais do 2º Regimento de Artilharia da União; Encontro do presidente Abraham Lincoln com o general Mc Clellan em Antietam, Maryland, 1862 – e a pintura abaixo.

O general Lewis A. Armistead durante a batalha de Gettysburg (1863).

“A Juventude de Blueberry”
Cerco de Atlanta. 19 de julho a 26 de agosto de 1864
Alguns Personagens Reais Aparecem em “A Juventude de Blueberry”
Os Amigos do Jovem Tenente Blueberry
Seus Inimigos Jurados
Os Diferentes Ciclos de “A Juventude de Blueberry”. N. C.: Os cinco ciclos da série com as capas dos álbuns publicados até então.
“La Piste des maudits” – “A Pista dos Malditos”
“A Juventude de Blueberry”: Sequência e Projetos
A Propósito dos Autores de “A Juventude de Blueberry”. N. C.: Os roteiristas e os desenhistas e os títulos dos álbuns realizados por eles.



N. C.: Anúncio do próximo álbum, “Dernier train pour Washington” - com o seu primeiro estudo de capa, feito em 2000 - publicado na última página de "La Piste des maudits" e na contracapa de "La Jeunesse de Blueberry - Carnet de route".


A contracapa, 2012.



Álbum com a faixa informando o suplemento exclusivo da 1ª edição.



A Librairie Nation apresentou o álbum numerado e assinado, em 250 exemplares, por Michel Blanc-Dumont, com o selo da coleção “Les Timbres de la Nation”, em Paris, França.


Ilustração de Michel Blanc-Dumont alusiva ao álbum “La Piste des maudits”.


Missão impossível para Blueberry? Sem dúvida. Perigosa, é certo. Em pleno coração (vermelho!) da Guerra de Secessão. Ele deve, dessa vez, apoderar-se de um rebanho de bovinos, sob o nariz e a barba do exército nortista... Por amor, é evidente...

Fonte: Dargaud Éditeur.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.

Fonte das imagens: Bedetheque: capa, prancha 39 e contracapa, 2000; contracapa, 2012. Sceneario: prancha 3. Delcamp: capa e contracapa do caderno suplementar. Encheres.catawiki: edição original e selo da livraria Nation. 9semeart.tumbl: ilustração alusiva ao volume 11.

La Jeunesse de Blueberry nº 11 La Piste des maudits © François Corteggiani, Michel Blanc-Dumont, Dargaud Éditeur 2000, 2004, 2005, 2012

Afrânio Braga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário