domingo, 28 de novembro de 2021

20 anos da série “Blueberry” 1963 - 1983

 20 ANOS DA SÉRIE “BLUEBERRY”
1963 - 1983



Jean Giraud, curiosamente, estava ausente de Paris em 30 de novembro de 1983, ao pé da torre Eiffel, para festejar os 20 anos da série “Blueberry”. Jean-Michel Charlier estava lá.



A revista “PLG” – exatamente “PLGPPUR”, ou seja, “Plein la gueule pour pas un rond” – contou sucintamente a cerimônia no seu número 15, fim de 1983.



Jean-Michel Charlier está no interior da diligência. A notar que o 20º aniversário de Blueberry deveria se desenrolar precisamente em 31 de outubro e não em 30 de novembro. As fotografias devem ser de Philippe Morin.

As fotografias coloridas do evento foram extraídas de uma página do excelente livro “Jean-Michel Charlier vous raconte...” de Gilles Ratier, publicado pelas edições Sangam/Le Castor Astral em 2013.




O convite da editora Hachette, boulevard Saint-Germain, deveria permitir, pode ser, de estar presente nas dedicatórias - por Jean-Michel Charlier, então só -, porque foi ao mesmo momento que saiam a história “La Dernière carte” de “Blueberry” em “Spirou” – estreia de pré-publicação da história no número 2380 de 24 de novembro de 1983 – e o álbum de mesmo título – há um saco de nós porque a pré-publicação em “Spirou” se fez quase após a estreia do álbum, considerando que a regra quer que haja a pré-publicação em uma revista e em seguida o lançamento em álbum. É, sem dúvida, por tudo isso também que o desfile equestre foi feito em 30 de novembro, por uma questão de atualidade editorial então e não em 31 de outubro que teria sido o 20º aniversário em ponto, pois a primeira publicação de Blueberry – as duas primeiras pranchas de “Fort Navajo” – data de 31 de outubro de 1963 no hebdomadário “Pilote” nº 210.

Jean-Yves Brouard
Roteirista de histórias em quadrinhos


Fim de novembro de 1983, Jean Giraud vivia no Taiti e eu imagino então que naquela época um 20º aniversário do Tenente Mike Steve Blueberry em Paris seria uma prioridade assaz tênue.

Colin Wilson
Desenhista de seis álbuns de “La Jeunesse de Blueberry”


A série Blueberry foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.
Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud – Dargaud Éditeur

Afrânio Braga




Nenhum comentário:

Postar um comentário