sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

A inspiração de Jean Giraud para um anúncio de “Blueberry” em “Pilote”

1970. Alejandro Jodorowsky, à esquerda, e o artista Jean Giraud (também conhecido como Moebius) com um membro não identificado do elenco do que se tornaria eventualmente “Jodorowsky’s Dune”. N. C.: O ator não identificado está vestido de Sardaukar, um dos personagens de “Dune” – filme não realizado pelo diretor Alejandro Jodorowsky na tentativa de adaptação de “Duna”, livro de ficção científica de Frank Herbert – a partir da concepção artística de Jean Moebius Giraud.


A Inspiração de Jean Giraud para um anúncio de “Blueberry” em “Pilote”


Spider Rock, em primeiro plano, no Canyon
de Chelly, Arizona, Estados Unidos da América.


Anúncio de “Le Spectre aux balles d’or” em “Pilote” n° 531.


Jean Giraud, em arte Gir para as histórias em quadrinhos western, se inspirou na região localizada entorno da Spider Rock (Rocha da Aranha), no Canyon de Chelly National Monument (Monumento Nacional Cânion de Chelly), Arizona, Estados Unidos da América, para a ilustração do anúncio, publicado na contracapa de “Pilote” n° 531 de 8 de janeiro de 1970, da estreia da história “Le Spectre aux balles d’or” (“O Espectro das Balas de Ouro”, título em português) no número 532 desse hebdomadário que foi lançado na semana seguinte.



“Les Grands Espaces”, Gir. A ilustração publicada no livro “L’Univers de Gir”, Dargaud Éditeur, 1986, de forma invertida àquela da contracapa da revista semanal “Pilote” nº 531 de 08/01/1970.


Fontes das imagens: 9gag.com: fotografia de Alejandro Jodorowsky, o ator não identificado e Jean Moebius Giraud; Lee Sanborn: fotografia de Spider Rock, Canyon de Chelly, Arizona, USA; LJM: contracapa de “Pilote” n° 531; Internet: ilustração “Les Grands Espaces” de Gir.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.

Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud – Dargaud Éditeur
L’Univers de Gir © Dargaud Éditeur 1986
Pilote © Dargaud Éditeur
Spider Rock Canyon de Chelley National Monument Arizona USA © Lee Sanborn
Imagens © Os editores, os autores e os seus herdeiros legais.

Afrânio Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário