Aurelio Galleppini, em arte Galep, realizador gráfico de Tex
e desenhista, nasceu em Casal di Pari (GR), Itália, em 28 de agosto de 1917, de
genitores sardos, e viveu a maior parte da sua juventude na Sardenha, onde ele
deixou os estudos no segundo ano do instituto industrial para dedicar-se ao
desenho e à pintura, que estudou de forma autodidata. Quando ele tinha dezoito
anos, seus desenhos apareceram em pequenos filmes animados executados por conta
de uma empresa alemã fabricante de projetores em dois tempos.
Os primeiros desenhos de Galleppini,
estampados sobre periódicos, remontam a 1936: eram fábulas ilustradas
destinadas a “Mondo Fanciullo”. De 1937 a 1939, ele colabora em “Modellina” com
as suas primeiras histórias ilustradas - "In terra straniera",
"La prova dei coccodrilli", "All'ombra del tricolore",
"Le avventure di Pulcino" (essa última um grande álbum a cores em
modo humorístico) –, além de desenhar algumas capas para “Il Mattino
Illustrato” e de ilustrar “Il segreto del motore” de Andrea Lavezzolo. Nos mesmos anos, ele desenha para a editora
Mondadori duas longas histórias em quadrinhos, roteirizadas por Federico
Pedrocchi: “Pino il mozzo” e “Le perle del mar d’Oman”.
Em 1940, ele se transfere a Firenze, onde
ele inicia a colaboração com a editora Nerbini. Em “L’Avventuroso”, vêm à luz
numerosas histórias em quadrinhos, algumas das quais ele cuida também do
roteiro. A censura preventiva e outras absurdas disposições do regime que
vinham a desnaturar o conteúdo e a forma das histórias em quadrinhos, induzem
ele a suspender temporariamente cada atividade nesse campo. No imediato
pós-guerra, Galep se dedica à pintura – com lisonjeiro sucesso – ao cartazismo
e ao ensino do desenho.
Em 1947, ele retoma a atividade de
ilustrador com uma série de álbuns para “L’Intrepido”, entre os quais “Il clan
dei vendicatori”, "Il corsaro gentiluomo", "Il giustiziere
invisibile", "La perla azzurra". Além disso, ele ilustra livros
como "I Tre Moschettieri", "La Maschera di Ferro", "Le
Mille e una Notte", "Il Barone di Münchhausen" e
"Pinocchio" (esse último em história em quadrinhos).
Rumo ao fim de 1947, ele tem os primeiros
contatos com a diretora das edições L’Audace, de Milão, para uma nova
colaboração. Para Tea Bonelli, ele
ilustra o periódico quinzenal “Occhio Cupo” e o fascículo semanal “Tex”, ambos
com textos de Giovanni Luigi Bonelli.
Tex assinala uma reviravolta na atividade artística de Aurelio Galleppini, que
a essa publicação dedica todo seu empenho, salvo breves e excepcionais pausas
como, por exemplo, a história “L’Uomo del Texas” realizada, em 1977, com textos
de Guido Nolitta para a coleção “Un Uomo, um’Avventura”.
Galep desenha sozinho as histórias de Tex
por alguns anos, até quando as dimensões da publicação requerem a mão de outros
desenhistas. Entretanto, são suas todas as capas da série até o número 400. Uma
dedicação (antes, quase uma simbiose), interrompida somente pelo seu
falecimento, acontecido em Chiavari (GE), Itália, em 10 de março de 1994.
Inspirações
de Aurelio
Galleppini
para capas de “Tex”
Titulo
do livro – “Tex” italiano
“Tex”
brasileiro
“Buckaroo’s Code” - “Tex” nº
34 “Sinistri incontri”
“Tex” nº 9 “O Louco do
Deserto”
“Top Man With a Gun” - “Tex”
nº 61 “Morte nella neve”
“Tex” nº 8 “Horda Selvagem”
“Gun Justice” – “Tex” nº 62 “Squali”
“Tex” nº 19 “Cidade Sem Lei”
“Buchanan’s Revenge” - “Tex” nº 63 “Vigilantes!”
“Tex” nº 7 “Drama na Pradaria”
“Con el Dedo en el Gatillo” - “Tex” nº 70 “L’ultima
carica”
“Savage Sierra” - “Tex” nº 81 “La banda dei lupi”
“Tex” nº 38 “Emboscada na Ilha Misteriosa”
“The Plunderers” - “Tex” nº
94 “Black Baron”
“Tex” nº 84 “Black Baron”
“Santa Fe Wagon Boss” – “Tex” nº 95 “La carovana
dell’oro”
“Tex” nº 21 “Os Renegados de Virginia City”
“Taggart” - “Tex” nº 102 “Sierra
Encantada”
“Tex” nº 41 “O Mistério das
Pedras Venenosas”
“Back Trail to Danger” - “Tex”
nº 110 “Chinatown”
“Tex” nº 86 “O Ás na Manga”
“White Warrior” - “Tex” nº 119
“Senza tregua”
“Tex” nº 90 “Sem Trégua”
“Sein Gegner” - “Tex” nº
120 “Sulle rive del Pecos”
“Tex” nº 91 “Às Margens do
Pecos”
“The Peacemakers” - “Tex” nº 123 “Tamburi di
guerra”
“Tex” nº 51 “Tambores de Guerra”
“Mad Morgan’s Hoard” -
“Tex” nº 131 “«Wanted»”
“Helltown” - “Tex” nº 141 “La trappola”
“Tex” nº 107 “O Grande Golpe”
“The Staked Plain” - “Tex”
nº 146 “Terra promessa”
“Tex” nº 95 “Terra Prometida”
“Think Fast, Ranger!” -
“Tex” nº 160 “I killers”
“Tex” nº 75 “Pistoleiros de Laredo”
“Over on the Dry Side” - “Tex”
nº 167 “La notte degli assassini”
“Tex” nº 50 “A Noite dos
Assassinos”
“Apache Rampage” - “Tex” nº
175 “I cacciatori di scalpi”
“North Fork to Hell” – “Tex”
nº 183 “Caccia all’uomo”
“Tex” nº 68 “Caçada Humana”
“Trouble Town” – “Tex” nº 186 “L’uomo dai cento
volti”
“Tex” nº 119 “O Homem das Mil Caras”
“Shadow of a Gun” – “Tex” nº 192 “Il tesoro di
Victorio”
“Tex” nº 81 “Na Pista do Kansas”
“Many Rivers to Cross” –
“Tex” nº 202 “Grand Canyon”
“Tex” nº 130 “Grande Canyon”
“Adam Steele – Gun Run” –
“Tex” nº “La rupe nera”
“Tex” nº 132 “A Rocha Negra”
“Last Stand at Papago
Wells” - “Tex” nº 234 “Gli eroi di Devil Pass”
“Tex” nº 152 “Cão Amarelo”
Fontes:
O autorretrato e a biografia de Aurelio Galleppini, as capas de “Tex” italiano
e a logomarca dos 75 anos de Tex: Sergio Bonelli Editore. As capas dos livros:
Internet.
O
personagem Tex foi criado por Giovanni Luigi Bonelli e realizado graficamente
por Aurelio Galleppini.
Tex © Sergio Bonelli
Editore
Sergio Bonelli Editore
S.p.A., Milano, Italia.
Livros © Autores, editores e herdeiros legais
Afrânio
Braga
Artigo publicado também em Tex Willer Blog
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