domingo, 2 de maio de 2021

A Mission San Luis Rey em “Blueberry” nº 23 “Arizona Love”

1798. Fundada por frei Fermin Lasuen, sucessor de frei Junipero Serra, a Mission San Luis Rey tornou-se a maior das 21 missões espanholas estabelecidas na Alta Califórnia. Esta missão, a 18ª na cadeia, foi denominada pelo vice-rei espanhol em homenagem ao rei Luis IX da França, um santo do século 13 e patrono dos Franciscanos Seculares.


1984. Após morar um ano no Tahiti, Jean Giraud se muda  para Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América.

1988. Jean Giraud regressa a Paris, França, onde se instala com a sua esposa Isabelle Giraud.

1989. Jean-Michel Charlier falece e deixa o roteiro da história “Arizona Love” incompleto. Giraud decide prosseguir, sozinho, a série, assegurando doravante roteiro e desenho.


1990. “Arizona Love”, o volume 23 da série “Blueberry”, é publicado pela editora Alpen Publishers com o roteiro modificado e concluído por Jean Giraud.

2013. O artigo Inspirações de Charlier e de Giraud, do blogue Blueberry, traz as seguintes informações sobre as inspirações de Gir para a igreja de Tacoma, Novo México:


O terceiro casamento de Chihuahua Pearl


Lily Calloway era casada com o Coronel Trevor, oficial confederado, antes de conhecer o Tenente Blueberry. Em "L'Homme qui valait 500.000$", volume 14 da série "Blueberry", publicado em 1973, a bela loira, agora também conhecida por Chihuahua Pearl, se casaria com o Coronel Lopez, governador do Estado de Chihuahua, México, para chegar até ao seu marido - ela própria interrompe a cerimônia matrimonial, realizada na igreja de Chihuahua, e foge. Em "Arizona Love", volume 23, 1990, para o terceiro casamento de Pearl - dessa vez com Duke Stanton, rico empresário do setor ferroviário -, Jean Giraud se inspirou na igreja do Old Tucson Studios (acima, à esquerda) e na Saint Augustine Cathedral (acima, à direita), ambas localizadas em Tucson, Arizona, Estados Unidos da América, para desenhar a igreja de Tacoma, Novo México, Estados Unidos da América.


2021. Ao acessar o perfil da minha amiga Corrie Ault, em uma rede social, eu descobri as suas fotografias da Mission San Luis Rey e, de súbito, eu percebi que tinha visto a igreja da missão na história “Arizona Love” da série “Blueberry”. Em seguida, eu acessei o perfil da missão em cujo eu visualizei mais fotografias, dessa vez de Christine K. Le, Liam Duy Nguyen, Richiele Sloan e da própria missão.


A MISSION SAN LUIS REY EM “BLUEBERRY” Nº 23 “ARIZONA LOVE”



As fachadas frontal e lateral esquerda da igreja. (1)


Vinheta 1 da prancha 1 de “Arizona Love”. O canto superior esquerdo da igreja de Tacoma está distinto daquele da igreja da missão. A data da história, julho de 1889 - talvez uma homenagem de Jean Giraud ao ano da morte de Jean-Michel Charlier, 1989 - estava errada na cronologia das histórias de “Blueberry” e foi alterada em edição posterior.


Vinheta 1 da prancha 1 de “Arizona Love”. A data da história foi alterada para fim de 1872.  Na cronologia da série blueberryana principal da editora Dargaud é informada outra data, saiba mais no artigo Locais e Datas dos Ciclos de “Blueberry” 


Prancha 1 de “Arizona Love”.


Prancha 2 de “Arizona Love”.


A fachada frontal da igreja. (2)


Vinheta 1 da prancha 3 de “Arizona Love”. Dessa vez, o canto superior esquerdo da igreja de Tacoma está similar àquele da igreja da missão.


A fachada frontal da igreja e de parte da missão. (3)


Prancha 3 de “Arizona Love”.


Jean Giraud, da sua estadia de quatro anos na Califórnia, trouxe a igreja da Missão São Luis Rey para as pranchas do álbum “Arizona Love”, o último de “Blueberry” com a participação do seu parceiro Jean-Michel Charlier que deixou o roteiro inacabado, segundo a lenda, na página 22, cabendo ao desenhista prosseguir a partir da página 23, justamente o número do volume da série principal do Tenente Mike Steve Blueberry em cujo essa história foi publicada.

Jean-Michel Charlier, o criador literário da série “Blueberry”, situou a cidade de Tacoma no Estado do Novo México; em conversa com Corrie Ault, natural do Estado de Washington, sobre a localização da cidade feita por Charlier, ela me informou que Tacoma está situada em Washington, Estado do noroeste dos Estados Unidos da América e não no Novo México, Estado do sudoeste americano. Charlier emprestou o nome da verdadeira cidade de Tacoma para aquela fictícia onde ocorre o terceiro casamento de Chihuahua Pearl.



As fachadas frontal e lateral da igreja da Mission San Luis Rey e as bandeiras dos Estados Unidos da América, México e Espanha e do Estado da Califórnia. (4)


O antigo portal da Mission San Luis Rey, ao fundo uma schinus molle, árvore conhecida no Brasil como aroeira-salso, pimenteira-bastarda e outros nomes. (4)


O jardim da Mission San Luis Rey. À esquerda, a schinus molle, conhecida nos Estados Unidos da América como Peruvian pepper, American pepper, California pepper tree e outros nomes. (4)


A igreja e parte da Mission San Luis Rey. (5)


As fachadas frontal e lateral direita da igreja da missão. (5)


A Mission San Luis Rey. (1)

Fontes

Textos: Mission San Luis Rey, Oceanside, Califórnia, Estados Unidos da América; Dargaud Éditeur, Paris, França; blogue Blueberry, Manaus, Amazonas, Brasil.

Imagens: Fotografias: 1) Richiele Sloan, de Bonita, Califórnia, Estados Unidos da América; 2) Christine K. Le, artista, fotógrafa e grafista de Torrance, Califórnia, Estados Unidos da América; 3) Liam Duy Nguyen, de Lake Forest, Califórnia, Estados Unidos da América; 4) Corrie Ault, turismóloga, tradutora e fundadora da Profluent Language Services, de Seattle, Washington, Estados Unidos da América; 5) Mission San Luis Rey; Internet: Igreja do Old Tucson Studios e Saint Augustine Cathedral – ambas em Tucson, Arizona, Estados Unidos da América. Álbum “Arizona Love”: Bedetheque: prancha 1, vinheta 1 com a data julho de 1889; Dargaud Éditeur: prancha 1, vinheta 1 com a data fim de 1872, pranchas 1, 2 e 3 e capa do álbum n° 23 de “Blueberry”. Logomarca da missão: Mission San Luis Rey.

© Os editores, os autores e os seus herdeiros legais.

Agradecimentos a Mission San Luis Rey, editora Dargaud Éditeur, Bedetheque, Corrie Ault, Christine K. Le, Liam Duy Nguyen e Richiele Sloan.

Afrânio Braga






Nenhum comentário:

Postar um comentário