Inspirações
de Charlier e de Giraud para “Blueberry”
"Blueberry, Legião Invencível"
Jean-Michel Charlier escreveu algumas
histórias de “Blueberry” inspiradas em filmes western. Em “Forte Navajo”,
1963, primeira história da série, o roteirista se inspirou em “She Wore a
Yellow Ribbon” (“Legião Invencível”), dirigido por John Ford, 1949, em cuja
trama os tenentes Ross Penell (Harry Carey Jr.) e Flint Cohill (John Agar) disputam as atenções de Olivia
Dandridge (Joanne Dru), sobrinha do comandante do forte - os dois oficiais são
tipificados respectivamente pelos tenentes Blueberry e Graig, que disputam as
atenções da filha do comandante Dickson – o quê atrapalha, no filme, a missão
do capitão Nathan Cutting Brittles (John Wayne).
À esquerda: Tenente Flint (John Agar) e
Olivia (Joanne Dru). À direita: Tenente Ross (Harry Carey Jr.) e Olivia.
À esquerda: os tenentes Blueberry e Graig começam a disputa por Muriel Dickson em "Forte Navajo". Acima: Capitão Nathan Cutting Brittles (John Wayne), Olivia (Joanne Dru), Tenente Flint (John Agar) e Tenente Ross (Harry Carey Jr.) em "Legião Invencível".
"Blueberry, no
Tempo das Diligências"
Uma das inspirações de Jean-Michel Charlier para o roteiro de "Forte Navajo", a primeira história da série "Blueberry", foi o flime "Stagecoach". Na página 8, Blueberry, com a sela, é recolhido por uma diligência, em cujo teto se instala, exatamente como Ringo Kid (John Wayne) no western que John Ford realizou em 1939.
"Stagecoach" ("No Tempo das Diligências", no
Brasil; "A Cavalgada Heróica", em Portugal; "La Chevauchée
fantastique", na França) é um filme de 1939, clássico do gênero western, dirigido por John Ford. O
roteiro é de Dudley Nichols e Ben Hecht, uma adaptação de "The Stage to
Lordsburg", conto de Ernest Haycox. Foi o primeiro dos muitos
clássicos do cinema que John Ford realizaria no Monument Valley, Arizona, na
fronteira com Utah, Estados Unidos. Após esse filme, John Wayne se tornou um astro internacional
de Hollywood.
A origem do título da série "Blueberry"
Inicialmente, o próprio Forte Navajo seria, da série, o personagem
principal, cujo, depois, se tornou Michael Stephen Donovan, mais conhecido por
Mike Steve Blueberry. Os dois criadores, Jean-Michel Charlier e Jean
Giraud, decidiram mudar o título da série de "Forte Navajo, uma
Aventura do Tenente Blueberry" para "As Aventuras do Tenente
Blueberry", deste para "Tenente Blueberry", até o atual
"Blueberry". Foi Jean Giraud quem escolheu o nome do
Tenente mais amado do Oeste, ao ler a palavra "Blueberry" no sumário
do volume XXIX, número 6, da revista "National Geographic". Na
história em quadrinhos, foi o próprio Blueberry quem escolheu o seu nome, no
episódio "O Segredo de Blueberry", publicado em "Super Pocket
Pilote" nº 2, outubro de 1968, e republicado no primeiro volume da série
"La Jeunesse de Blueberry", 1975, quando, para se livrar de uma
injusta acusação de homicídio, ao se juntar ao exército nortista, viu
diversos arbustos repletos de mirtilos (blueberry, em inglês). Um grande
agradecimento a Jean-Yves Brouard pela imagem da revista.
Mike "Jean-Paul Belmondo" Blueberry
O visual do ator francês Jean-Paul Belmondo foi a inspiração, de Jean Giraud, para aquele do tenente Mike Blueberry.
Mike "Bébel" Blueberry
Jean Giraud se
inspirou, novamente, em Jean-Paul Belmondo, apelidado de Bébel, para a
ilustração da contracapa dos álbuns do Tenente Blueberry, utilizada de
"Tonnerre à l'Ouest", número 2, 1966, a "Le bout de la
piste", número 22, 1986, passado por quatro editoras: Dargaud (do Nº 2 ao
Nº 18), Fleurus (Nº 19), Hachette (Nº 20 e Nº 21) e Novedi (Nº 22). Em
"Arizona Love", número 23, 1990, a Alpen Publishers publicou um
Blueberry cowboy. Do número 24 até o 28, a Dargaud usou um desenho de Blueberry
no traje elegante do Ciclo O.K. Corral. O Rei do Pôquer. Em "Fort
Navajo", Nº 1, 1965, a Dargaud publicou a logomarca e a lista dos álbuns de
"La Collection Pilote".
Chefe "Jeff Chandler" Cochise
Jean Giraud se inspirou no visual do ator Jeff
Chandler, no filme "Broken Arrow" ("Flechas de Fogo"),
dirigido por Delmer Daves, 1950, para aquele do chefe Cochise, apache
chiricahua, em "Forte Navajo".
Jean Giraud se inspirou, para realizar a histórica página de guarda da série
"Blueberry", em uma fotografia de Jean-Claude Mézières - desenhista
de "Valérian", com roteiros de Pierre Christin -, seu grande amigo
desde a juventude, quando esse trabalhou como vaqueiro em Dugout Ranch, Utah,
Estados Unidos, 1966. "Blueberry sou eu! Ao meu retorno, Giraud
utilizou minha foto para as páginas de proteção de seus álbuns." -
conta Mézières, um dos mestres da Bande Dessinée.
"Zack" Nº 19
A guache de "Águia Solitária"
redesenhada, por Jean Giraud, para a capa da publicação alemã
"Zack", número 19. A revista alemã "Zack" publicou a
história "Aufruhr im West" ("Tempestade no Oeste"). A
história "L'aigle solitaire" ("Águia Solitária" - o índio
Quanah, no canto inferior esquerdo da capa), foi publicada no formato álbum, na
França, em 1967; antes, havia saído, em capítulos, na revista
"Pilote".
"Poor lonesome cowboy"
Na revista “Pilote” Nº 285, de 8 de abril de 1965, o final de
“L’Aigle solitaire” (“A Águia Solitária”) anunciou erradamente que o episódio
seguinte seria “La Piste des Apaches” e não o correto “Le Cavalier perdu” (“O
Cavaleiro Perdido”); as primeiras edições, em álbum, mantiveram o erro, que foi
corrigido, também erradamente, para "La Piste des Navajos", episódio
seguinte a "Le Cavalier perdu", até, finalmente, ter esta última
história, a correta, anunciada - "Le Cavalier perdu".
“La Pista des Apaches” (“A Pista dos Apaches”) é uma história
inexistente na série “Blueberry”, há “A Pista dos Navajos” e “A Pista dos
Sioux”, ambas publicadas, pela Editora Abril, no Brasil. No último quadrinho de
“L’Aigle solitaire”, vemos o Tenente Graig a cavalo, rumo ao nascente, cena
inspirada, por Jean Giraud, no tradicional final de Lucky Luke, "poor lonesome cowboy" criado por Morris, cavalgando rumo ao poente.
Jimmy "Edgar Buchanan" McClure
O ator Edgar Buchanan, no papel de Bunny Dull, no filme "McLintock!", de 1963, parece ser a inspiração para Jimmy McClure. Fonte: Pedro Morais, Coimbra, Portugal.
N. C.: "McLintock!", filme americano, dos gêneros western e comédia, dirigido por andrew V. McLaglen. Título no Brasil: "Quando um Homem é Homem".
Mike "Troy
Donahue" Blueberry
Jean Giraud se
inspirou no ator Troy Donahue, como o Tenente Matthew Hazard, no cartaz do
filme norte-americano "A distant trumpet" (“Um Clarim ao Longe”, no
Brasil; “A Carga da Brigada Azul”, em Portugal; “La charge de la 8e brigade”,
na França), dirigido por Raoul Walsh, lançado em 1964, para uma ilustração do
Tenente Blueberry no anúncio, publicado em "Pilote" nº 305, 29
de agosto de 1965, do episódio "Le Cavalier perdu" (“O Cavaleiro
Perdido”) em curso na revista semanal.
"Blueberry. Rio Bravo"
Jean-Michel Charlier se inspirou no filme "Rio Bravo"
("Onde Começa o Inferno"), 1959, dirigido por Howard Hawks, para
escrever o roteiro de "L' Homme à l'étoile d'argent" ("O Homem
da Estrela de Prata"), 1969.
Um clássico western: "Onde Começa o Inferno". John Wayne é John T.
Chance, xerife de uma pequena cidade do Texas, Rio Bravo, prestes a enfrentar
um bando de pistoleiros, contando com um quarteto inusitado: um bêbado (Dean
Martin), um velho resmungão (Walter Brennan), um jovem e inexperiente
pistoleiro (Ricky Nelson) e uma bela garota (Angie Dickinson).
"O Homem da Estrela de Prata": Xerife Blueberry, em um fora de ciclo
da série, enfrentando um bando de pistoleiros com a ajuda de um velho resmungão
e bêbado, Jimmy Mac Clure, um jovem e inexperiente pistoleiro, Dusty, e uma
bela professora, Katie Marsh - o xerife Harrison, assassinado no início da
história, também aludi ao bêbado, no filme, Dude (Dean Martin), auxiliar do
xerife.
Mike "James Philbrook"
Blueberry
Para a capa do álbum "L'Homme à l'étoile d'argent" ("O Homem da
Estrela de Prata"), 1969, Jean Giraud se inspirou naquela
da revista "Star-Ciné Bravoure" Nº 144, de 01/10/1968, "Un
pistolet à la main" ("Uma Pistola na Mão"), cuja fotografia
publicada é uma cena do filme "Dos mil dolares por Coyote" ("Dos
Mil Dólares por Coyote"), 1966, dirigido por León Klimovsky. Na capa do
volume 6, o então Xerife Blueberry é substituído pelo ator James Philbrook, que
interpreta Sam Foster no longa metragem espanhol; as únicas diferenças, entre
os dois personagens, são a cor do chapéu, a estrela e a pistola.
"O Homem da Estrela de Prata"
A célebre ilustração da capa de "L'homme à l'étoile d'argent"
("O Homem da Estrela de Prata"), feita por Jean Giraud:
E duas variantes, uma sem data e a outra de 2009, para
particulares:
Xerife "John
Wayne" Harrison
Jean-Michel Charlier escreveu
o roteiro de "L' Homme à l'étoile d'argent" ("O Homem da
Estrela de Prata"), inspirado naquele de “Rio Bravo” (“Onde Começa o
Inferno”), e, juntamente com Jean Giraud, homenageou John
Wayne, o Xerife John T. Chance, no filme, com o seu rosto naquele de Harrison,
personagem presente da página 5 a 8, Xerife de Silver Creek, cidadezinha
isolada a dois dias de cavalo de Forte de Navajo.
Juiz "Charles Laughton"
Jean Giraud se inspirou no ator anglo-americano Charles Laughton
para realizar o visual do Juiz de Silver Creek, vilarejo isolado, no Arizona, a
dois dias de Forte Navajo, palco de “O Homem da Estrela de Prata”.
Mike "Gary
Cooper" Blueberry
Jean Giraud se inspirou em uma cena do clássico western “High Noon” ("Matar ou Morrer", título no Brasil; “O comboio apitou três vezes”, em Portugal; “Le train sifflera trois fois”, na França), dirigido por Fred Zinnemann, lançado em 1952, com Gary Cooper, que foi usada em um dos cartazes do filme, para desenhar Mike Blueberry, também xerife, no quadrinho 7 da prancha 23 de “L’Homme à l’étoile d’argent” (“O Homem da Estrela de Prata”), história pré-publicada na revista semanal “Pilote”, de abril a setembro de 1966, e publicada no volume 6 da série “Blueberry” em 1969.
Os vaqueiros "John Wayne" e "Dean Martin"
Jimmy McClure, ajudante do Xerife Blueberry, em Silver Creek, na história “O Homem da Estrela de Prata”, desarma dois vaqueiros, cujos visuais foram inspirados, por Jean Giraud, naqueles dos atores John Wayne e Dean Martin no filme “Rio Bravo” (“Onde Começa o Inferno”).
Os Três Companheiros
Jean-Michel Charlier começou a participação, em
“Blueberry”, de Jimmy McClure em "Le Cavalier perdu" (“O Cavaleiro
Perdido”) - 1965, em "Pilote"; 1968, em álbum -, e de Red Neck em
"Le Cheval de fer" (“O Cavalo de Ferro”) - 1966, em
"Pilote"; 1970, em álbum -, reconstruindo o trio de companheiros,
Buck Danny, Sonny Tuckson e Jerry Tumbler, de “Les Aventures de Buck Danny”
(desenhos de Victor Hubinon, depois Francis Bergèse), série, sobre aviação
militar, publicada de 1947 até hoje.
"Le Cheval de fer"
Jean Giraud fez a capa do álbum
"Le Cheval de fer" ("O Cavalo de Ferro"), Dargaud Éditeur,
1º trimestre de 1970, modificando somente alguns detalhes da locomotiva do
mesmo desenho publicado na capa da revista "Pilote" nº 370, 24 de
novembro de 1966, em cuja se iniciava essa nova aventura de Blueberry.
"Le Cheval de fer"
Eis,
à esquerda, a capa da revista “Pilote” nº 370 anunciando a estreia da
pré-publicação da história “Le Cheval de fer”, e, à direita, aquela do álbum
consecutivo. É a mesma ilustração, mas nós não vemos algumas diferenças? Ao
nível das cores, certamente, mas eu não falo disso...:
Eu
acrescento, aqui, o original da ilustração do álbum:
De
fato, eu não tenho feito senão notar uma diferença importante, mas eu não sei
concretamente como tem sido realizado o segundo desenho.
Além
de algumas diferenças nas tonalidades (diferenças que podem ser ligadas às
dosagens das cores para tal e tal impressora), a diferença principal é, em
efeito, o equipamento todo à frente da locomotiva, que se chama caça-búfalos ou
caça-bovinos (é para evitar que os grandes animais, como os bisões em
particular, passem sob as rodas da locomotiva, mas aquilo pode também afastar
as grandes pedras caídas sobre os trilhos – ou colocadas por alguns maus que
querem parar um trem -, de onde também o nome de caça-pedras). Diz-se também
apara-bovinos, para os automóveis e os 4x4, por exemplo, mas, ali, eles são mais
grandes para-choques.
Certamente
que a perspectiva do caça-búfalos na capa de “Pilote” não está boa e não deve
ter agradado posteriormente, e com razão, a Jean Giraud, que ele tem devido refazê-la para o álbum unitário, sabendo
que a mesma ilustração devia servir ao álbum. O quê eu não sei, é se Giraud tem totalmente refeito sua
ilustração ou se – é antes minha opinião, porque isso parece mais simples e lógico
– ele tem apenas refeito o equipamento caça-búfalos, por um retoque.
Quanto
à assinatura deslocada, ela era demais baixa na primeira ilustração como na
segunda, por isso, para que ela aparecesse sobre a capa do álbum, ele tem
precisado remontá-la (é, entre outros indícios, o deslocamento da assinatura
exatamente ao mesmo lugar da ilustração de “Pilote” e sobre o original refeito
que me incita a pensar que a mesma ilustração original tem servido para o
álbum, mas com um retoque do caça-búfalos).
Exato,
em uma época longínqua, os coloristas eram sempre surpreendidos pelo resultado
de seus trabalhos uma vez publicados (ainda hoje, aliás, mas muito menos que na
grande época heroica onde se podia ver tudo e seu contrário...).
No
entanto, enquanto continuando a dizer que eu suponho, com uma forte
probabilidade, que Giraud tem
partido da pintura original para retocar o caça-búfalos, eu suponho também que Giraud tem devido aproveitar para fazer
alguns retoques de cores aqui e ali (por exemplo, no reflexo do grande farol à
frente).
Aqui
duas verdadeiras locomotivas similares, sob o mesmo ângulo que a capa:
As locomotivas correntes nos Estados Unidos da América, à época de
Blueberry (aquela não era a época de todo começo, mas mesmo assim, no dia
seguinte da Guerra de Secessão, se era ainda no período de testes empíricos e
das melhorias constantes), são do tipo 4-4-0 (por conseguinte: sem vagão
plataforma na traseira), de cujas eis um esquema exatamente padrão:
Fonte: Jean-Yves Brouard.
Jethro "Jack Palance" Steelfingers
Jean Giraud se inspirou em Jack Palance no
cartaz de "The Desperados" ("Os Bandidos do Texas"), 1969,
filme dirigido por Henri Levin, para a capa de “L'Homme au poing
d'acier" (“O Homem do Punho de Aço”), volume 8, 1970, e também para compor
o visual de Jethro "Dedos de Aço" Diamond, chamado ainda de
"Steelfingers".
Guffie "Shelley Winters"
Palmer
Em “L’Homme aux poings d’acier” (“O Homem
do Punho de Aço”), surge Guffie Palmer, inspirada, com o corpo exagerado,
por Jean Giraud, em Shelley Winters, de “Revanche Selvagem” (“The
Scalphunters”), filme de Sidney Pollack, com Burt Lancaster e Telly Savalas,
1968.
Após ter participado do Ciclo do Cavalo de Ferro. As Segundas
Guerras Indígenas, Guffie Palmer reaparece no Ciclo Prosit Luckner. O Ouro da
Sierra. Abaixo, o reencontro de Mike Blueberry com Guffie Palmer em "A
Mina do Alemão Perdido". Ela retorna no Ciclo do Primeiro Complô Contra
Grant. A Decadência de Blueberry ("O Fora da Lei" e "Angel
Face").
Little Bear & Shield
A fotografia de referência do célebre
pôster Scandecor feito por Jean Giraud: Little Bear & Shield
(dois irmãos de Little Raven), Arapaho, 1867.
O pôster, desenhado em 1971, foi publicado pela Dargaud Éditeur em
"L'Univers de Gir", 1986.
Mike "Ralph Taeger" Blueberry
Para a capa de “La Piste des Sioux"
(“A Pista dos Sioux”), volume 9, 1971, Jean Giraud se
inspirou em Ralph Taeger, interpretando Hondo Lane, no telefilme
"Hondo e os Apaches" ("Hondo and the Apaches", 1967),
dirigido por Lee H. Katzin - os dois primeiros episódios da série televisiva
foram editados para o formato de filme.
"Le Général Tête Jaune"
O
General George Armstrong Custer foi a inspiração para Jean-Michel Charlier criar o General Allister, que apareceu, pela
primeira vez, em “La Piste des Sioux” (“A Pista dos Sioux”) – 1967, em “Pilote”;
1971, em álbum -, história anterior a “Le Général Tête Jaune” (“General Cabeça
Amarela”) – 1968, em “Pilote”; 1971, em álbum. “Cabeça Amarela” era o apelido
dados pelos índios ao General Allister por causa dos seus cabelos loiros.
"La Mine de l’Allemand perdu"
A ilustração da capa do álbum "La Mine de l’Allemand
perdu" ("A Mina do Alemão Perdido"), lançado em 1972, foi inspirada, por Jean Giraud, naquela de Harold von Schmidt - pintor
estadunidense, 1893-1982 - publicada na revista “Saturday Evening Post”, para “The
Red-Dust Murder” de Louis Kaye, em 1952. Fonte: bgh, Itália; Li-An, França.
Mike “John Wayne” Blueberry
O desenho de Mike Blueberry no quadrinho 6 da prancha
45 do álbum "La Mine de l’Allemand perdu" ("A Mina do Alemão
Perdido"), lançado em 1972, foi
inspirado, por Jean Giraud, em
John Wayne, ator americano, em “The Man Who Shot Liberty Valance” (“O Homem que
Matou o Facínora”, título no Brasil”; “O
Homem que Matou Liberty Valance”, título em Portugal; "L'Homme qui tua Liberty Valance", título na França), filme dirigido por John Ford, lançado em 1962.
"Le Spectre aux balles d'or"
Para a capa de "Le Spectre aux balles
d'or" ("O Espectro das Balas de Ouro"), 1972, Jean Giraud se inspirou no quinto quadrinho da
prancha 22 - ou vice-versa. Na cena, o Espectro observa, à distância, Blueberry
e Jimmy McClure acampados nos Montes da Superstição.
Wally "Spencer Tracy" Blount
Jean Giraud se inspirou no ator norte-americano
Spencer Tracy para compor o visual de Wally Blount, caçador de recompensas,
participante do Ciclo do Ouro da Sierra ("A Mina do Alemão Perdido" e
"O Espectro das Balas de Ouro"), 1972.
"Chihuahua Pearl"
Jean Giraud se inspirou no visual de sua esposa,
Claudine Giraud, para compor aquele de Chihuahua Pearl, a famosa cantora loira,
cujo nome verdadeiro era Lily Calloway. Entretanto, a inspiração para a capa do
álbum "Chihuahua Pearl", 1º trimestre de 1973, foi a publicidade do
creme dental Ultra Brite em "Pilote" nº 674, de 5 de outubro de 1972.
Chihuahua "Rita Scherrer"
Pearl
Há três versões de
inspirações, de Jean Giraud, para a capa do álbum "Chihuahua
Pearl": duas em dois anúncios do creme dental Ultra Brite e uma no rosto
de Rita Scherrer, atriz e modelo europeia dos anos 1960 e 1970.
Chihuahua "Claudine Brigitte
Marilyn" Pearl
A primeira esposa de Jean Giraud,
Claudine, foi a musa inspiradora do visual de Chihuahua Pearl, que,
certamente, também apresenta traços das atrizes Brigitte Bardot e Marilyn
Monroe.
À esquerda: "Chihuahua Pearl", 1973. À
direita: Claudine, Jean e os dois filhos, 1974.
À esquerda: Brigitte Bardot. À
direita: Marilyn Monroe.
Jean Giraud se inspirou
em Claudine Giraud, a sua esposa, para compor o visual de Lily Calloway.
Contudo, a célebre namorada de Blueberry, mais conhecida como Chihuahua Pearl,
teve a sua primeira aparição, no álbum "Chihuahua Pearl", 1973,
inspirada na atriz estadunidense Jayne Mansfield, também célebre, loira e
bela, em atuação na comédia western "The Sheriff of fractured jaw"
(“Apuros de um Xerife”, título no Brasil; “Le Blonde et le Shérif”, na França),
dirigida por Raoul Walsh, lançada em 1958.
Chihuahua "Marilyn Monroe"
Pearl
Marilyn Monroe, atriz americana, no filme “River
of No Return” (“O Rio das Almas Perdidas”, título no Brasil), filme western, de
1954, dirigido por Otto Priminger, inspirou Jean Giraud no visual de Chihuahua Pearl para o seu surgimento na
história homônima lançada, no início dos anos 1970, na revista semanal “Pilote”,
depois publicada em álbum, pela editora Dargaud, em 1973. Fonte:
Martijn Lofvers, Doetinchem, Netherlands - Países Baixos.
Lily Calloway
Lily Calloway, conhecida por Chihuahua
Pearl, cantora e dançarina, namorada de Mike Blueberry, teve o seu visual
inspirado no da primeira esposa de Jean Giraud, Claudine, e também
naqueles das atrizes Jayne Mansfield, Marylin Monroe e Brigitte Bardot. Do quadrinho
1 da prancha 2 de "Ballade pour un cercueil" ("Balada para um
Caixão") – 1972, em “Pilote”; 1974, em álbum -, com Pearl sendo observada por
Trévor, coronel sulista e seu esposo, Giraud fez outro desenho,
para a Mœbius Production, com a bela loira dessa vez observada por Blueberry,
em pé, à direita.
Homenagem de Jean Giraud a Jean-Michel
Charlier
Na prancha 7, quadrinho 2, de “Chihuahua
Pearl” (Chihuahua Pearl”), álbum publicado em 1973, Jean Giraud homenageou Jean-Michel Charlier com as iniciais desse, JM, na parede da cela, acima do
joelho direito do preso Mike Blueberry.
Porres de Jimmy McClure
Jean-Michel Charlier tirou Jimmy McClure do porre com um
mergulho na água: em “Chihuahua Pearl” (“Chihuahua Pearl”), álbum publicado em
1973, prancha 15, Blueberry lança Jimmy em um decantador de garimpo na
concessão para prospecção de ouro do velho garimpeiro; em “La Longue Marche”
(“A Longa Marcha”), álbum publicado em 1980, prancha 3, Red Neck lança o
parceiro beberrão em um cocho para os cavalos. Desenhos de Jean Giraud.
"Chihuahua Pearl", página 15, 1973. |
"La Longue Marche", página 3, 1980. |
Capitão "Richard Harris" Finlay
Richard Harris, ator inglês, no papel do
capitão confederado Benjamin Tyreen em "Major Dundee"
("Juramento de Vingança", título no Brasil), filme de Sam Peckinpah, lançado
em 1965, inspirou Jean Giraud na definição do visual do
Capitão Finlay, também militar confederado, no Ciclo Chihuahua Pearl. O
Tesouro dos Confederados. O Capitão Finlay aparece pela primeira vez, no Ciclo
Forte Navajo. As Primeiras Guerras Indígenas, com um visual distinto daquele da
sua segunda participação na série "Blueberry".
"Ballade pour un cercueil"
Jean Giraud realizou a capa de "Ballade
pour un cercueil" ("Balada para um Caixão"), álbum publicado em 1974,
inspirado em uma cena de "The searchers" (“Rastros de Ódio”, título
no Brasil; “A Desaparecida”, em Portugal; "La prisonnière du désert",
na França), filme de John Ford, lançado em 1956, com John Wayne (Ethan Edwards)
e Jeffrey Hunter (Martin Pawley) na pista dos Comanches, que haviam raptado duas
sobrinhas de Ethan, de cujas sobreviveu Debbie Edwards, interpretada por
Natalie Wood.
A mesma imagem, em preto e branco, do filme "Rastros de
Ódio".
"Ballade pour un cercueil"
A influência do pintor americano Maxfield
Parrish (1870-1966) na obra de Jean Giraud é vista nas cores
da ilustração da capa de "Ballade pour un cercueil". Fonte:
Alexander, Pauillac, França.
"Le Hors-la-loi"
Condenado no início de "Le Hors-la-loi"
("O Fora da Lei") – 1973, em “Pilote”, com o título “The Outlaw”; 1974
em álbum -, Blueberry é acompanhado fora de sua prisão como Kirk Douglas em "There
Was a Crooked Man" ("Ninho de Cobras", título no Brasil; “Le
Reptile”, na França), filme western comédia dirigido por Joseph L. Mankiewicz,
lançado em 1970, ...
... e libertado após um ataque de trem que
lembra aquele de "Rio Lobo", filme western dirigido por Howard Hawks,
lançado em 1970, com John Wayne, Jennifer O'Neill, Jorge Rivero, Jack Elam,
Christopher Mitchum, Sherry Lansing e grande elenco. Mais duas incursões de Jean-Michel
Charlier no cinema
western para realizar um roteiro do Tenente Blueberry.
"Angel Face"
As fotografias de referência para a capa
de "Angel Face", álbum publicado em 1975, foram extraídas de uma edição da revista "Lui", publicada nos anos 1970, por Jean Giraud, da seção de moda em Paris. O desenhista
utilizou duas fotografias de Francis Giacobetti: da primeira, utilizou o homem; da segunda, o sofá.
Cartaz de "Angel Face"
Jean Giraud fez a ilustração de um cartaz para “Angel
Face” (“Angel Face”), álbum publicado em 1975, inspirado no quadrinho 5 da
prancha 21 da história, que teve o roteiro, de Jean-Michel
Charlier, com dez páginas
escritas por Giraud.
Mike "John Wayne" Blueberry
Em "Angel Face", volume 17, publicado
em 1975, quadrinho 3 da prancha 4, Jean Giraud se inspirou em
John Wayne, de "The Horse Soldiers" ("Marcha de Heróis", título no Brasil; “Os Cavaleiros”, em Portugal; “Les
Cavaliers”, na França), filme sobre a Guerra de Secessão, dirigido
por John Ford, lançado em 1959, para desenhar Mike Blueberry, fugitivo, se
trajando novamente de militar do exército estadunidense.
Na história “Angel Face”, Jean-Michel
Charlier se inspirou no atentado contra John Kennedy, em Dallas, Texas, que
culminou no assassinato do Presidente dos Estados Unidos da América, em 1963, para
escrever o atentado contra o presidente Ulysses Grant, em Durango, Colorado. Um antigo amor
do político, Guffie Palmer, irrompe, já ferida por Marmaduke O'Saughtnessy,
mais conhecido por "Angel Face" ("Cara de Anjo"), tentando
salvar o presidente do tiro do pistoleiro envolvido em um complô contra Grant,
em cenas da mesma prancha em cuja aparece Mike "John Wayne" Blueberry.
Soldado “Sharz”
O desenho de Blueberry, disfarçado de soldado “Sharz”, no
quadrinho 4 da prancha 37 do álbum “Angel Face”, lançado no 3º trimestre de
1975, foi inspirado, por Jean Giraud,
no homem à direita na fotografia da capa da revista semanal “Le Nouvel
Observateur” nº 545 de 21 a 27 de abril de 1975, publicada por Le Nouvel
Observateur du Monde, SA, sediada em Paris, França. Fonte:
Pedro Morais, Coimbra, Portugal.
“The Apache Curse”
A influência de Harold von Schmidt, nas capas de Blueberry, também
está presente naquela de “La Jeunesse de Blueberry” nº 2 “Un Yankee nomée
Blueberry”, publicado em 1979, quando Jean
Giraud se inspirou em “The Apache Curse”, de 1951, do referido pintor
americano. Fonte: bgh, Itália.
The Cavalry Charge
Jean Giraud se inspirou na pintura The
Cavalry Charge (A Carga da Cavalaria), óleo sobre tela, 130 x 76,50
cm, de Frederic Remington, realizada em 1907, exposta no The Metropolitan
Museum of Art, Nova York, Estados Unidos da América, para desenhar a capa de
"Cavalier Bleu" ("Cavaleiro Azul", inédito em português),
terceiro volume da série "La Jeunesse de Blueberry" ("A
Juventude de Blueberry"), publicado em 1979, com roteiro de Jean-Michel
Charlier.
O detalhe, da pintura a óleo, utilizado na capa do álbum.
“Nez Cassé”
No álbum “Nez Cassé” (“Nariz Partido”), publicado em 1980, no quadrinho
4 da prancha 20, Jean Giraud desenhou a águia, a ser capturada, morta e despenada por
Tsi-Na-Pah (“Nariz Partido”, em Apache, apelido dados pelos índios a Mike Blueberry), inspirado em uma fotografia da revista “National Geographic”.
Blueberry, então desertor do exército americano e vivendo em uma aldeia
indígena, daria as penas da águia para Chini, filha de Cochise, chefe Apache
Chiricahua, de cuja ele era pretendente a noivo e o seu rival, Vittorio,
aparece na mesma página, espionando um forte militar, com a intenção de roubar
um vestido de "squaw" branca e uma "caixa de moer o tempo"
para a jovem e da bela índia disputada pelos dois.
"La Longue Marche"
A influência do pintor Henry Farny sobre o
trabalho de Jean Giraud é
notada na ilustração da capa do álbum "La Longue Marche", Éditions
Fleurus, 1980. Fonte: Alexander, Pauillac, França.
"De Lange Mars"
Para a capa de “La Longue Marche”, Jean Giraud também se inspirou em uma cena de “Cheyenne Autumn” (“Crepúsculo de uma Raça”, título no Brasil), filme western estadunidense dirigido por John Ford, de 1964, cujo roteiro, escrito por James R. Webb, foi baseado no romance homônimo, de Mari Sandoz, publicado em 1953. "La Lange Mars", edição holandesa da editora Novedi. Fonte: Martijn Lofvers, Doetinchem, Netherlands - Países Baixos.
"Blueberry. Special guest
stars"
Jean Giraud homenageia o seu antigo mestre
Joseph Gillain, em arte Jijé, em "Naissance"
("Nascimento"), história curta de uma página, realizada em 1981, publicada na revista "Tintin" nº 331, de 12 de janeiro de 1982, edição francesa, pelos 10 anos do personagem Buddy Longway, de Derib, e depois em
"Les amis de Buddy Longway", Éditions du Lombard, 1983, uma homenagem
de 31 autores - Edouard Aidans, Bédu,
Michel Blanc-Dumont, Cosey, Dany, Deliège, Derib, Dupa, Ernat, F'Murr, René
Follet, Frannz, Giraud,
Godard, Annie Goetzinger, René Hausman, Hermann, Lambil e Cauvin, Macherot,
Jean-Claude Mézières, Peyo, Renoy, Roba, Rosinski, Jean-Claude Servais, Tibet,
Turk e De Groot, Walthéry, Wasterlain - a Buddy Longway. Na
narrativa, Giraud promove o encontro de Blueberry com Red Dust
(de "Comanche", roteiro de Greg e desenhos de Hermann) e Buddy
Longway (roteiro e desenhos de Derib) em frente ao rancho de Jerry e Cornelia
Spring, pelo nascimento do filho do casal. Jerry Spring é um personagem de
Jijé, em cujas pranchas Giraud o auxiliou, e o nome do rancho,
grafado na placa da porteira, Bar JG Ranch, também alude ao desenhista belga –
às iniciais do seu nome, J. G., ou de Jijé e Gir.
Mike "Martin Kove" Blueberry
Jean Giraud se inspirou no rosto do ator
estadunidense Martin Kove, no filme "Karate Kid", para aquele de Mike
Blueberry no cartaz do álbum “La Tribu fantomê" (“A Tribo Fantasma”),
volume 20, editora Hachette, 1982.
“Calamity Jane and Sam Bass”
Red Neck e Jimmy McClure chegam ao banco
de Silver City, Novo México, a fim de negociar a prata e as turquesas dos
índios Apaches Chiricahuas e comprar provisões para a tribo em fuga. Jean Giraud se inspirou em uma cena de
“Calamity Jane and Sam Bass”, filme western norte-americano dirigido por George
Sherman, lançado em 1949, para desenhar o quadrinho 5 da prancha 30 de “La
Tribu fântome”, volume 20 de “Blueberry”. Imagem do referido quadrinho da
edição holandesa de “A Tribo Fantasma”. Fonte:
Martijn Lofvers, Doetinchem, Netherlands - Países Baixos.
“The Halliday Brand”
Jean Giraud se inspirou em uma cena de “The
Halliday Brand” (“Ódio Contra Ódio”, título no Brasil), filme western
estadunidense, de 1957, dirigido por Joseph H. Lewis, para desenhar o quadrinho
8 da prancha 33 de “La Dernière carte”, volume 21 de “Blueberry”, publicado pela
editora Hachette, na França, e pela editora Novedi, na Bélgica – álbuns em
francês, lançados em 1983. Imagem do referido quadrinho extraído da edição
holandesa de “A Última Cartada”. Fonte:
Martijn Lofvers, Doetinchem, Netherlands - Países Baixos.
Mike "Ralph Taeger"
Blueberry
Jean “Mœbius” Giraud amou o cinema e trabalhou nele: fez
o storyboard do primeiro "Tron", o figurino de
"O Quinto Elemento", "O Abismo", entre outras incursões na
Sétima Arte. Além de fonte de inspiração, o desenhista francês faz uma
homenagem ao cinema em "Blueberry", que é considerada uma HQ
cinematográfica. Mais uma mescla da Sétima Arte com a Nona Arte: "Hondo and the Apaches"
(“Hondo e os Apaches”, título no Brasil), filme dirigido por Lee H. Katzin,
lançado em 1967, com Ralph Taeger, e “Blueberry”, portfólio
publicado, em 1983, pelas edições Gentiane.
Red Neck, Blueberry e Jimmy McClure
A ilustração,
feita por Jean Giraud, com os três companheiros (da esquerda para a
direita: Red Neck, Blueberry e Jimmy McClure), extraída do "Portfolio
Blueberry", Gentiane, 1983, teve como fotografia de
referência Don Terry, Lon Chaney Jr. e Noah Beery Jr. em "Overland
mail" (Universal, 1942).
Mike "Charlton Heston"
Blueberry
Em 1984, Jean Giraud fez
uma ilustração de Blueberry inspirada novamente em Charlton Heston, dessa vez
com o ator atuando em "Will Penny" ("E o Bravo Ficou Só",
título no Brasil; “Will Penny, le solitaire”, na França), lançado em1968; a
mesma cena foi utilizada no cartaz do filme dirigido por Tom Gries.
Jean Giraud realizou outra ilustração, de
Blueberry, também inspirada em Charlton Heston no filme "Will
Penny".
Mike "Martin Kove" Blueberry
A fotografia de referência, do ator Martin
Kove, reduzida em serigrafia, por Jean Giraud, em uma
ilustração publicada na capa do livro "L'Univers de Gir", publicado por Dargaud Éditeur, em 1986.
Mudando para história em quadrinhos europeia, o ator Martin Kove
contou como, durante seus dias de “Cagney & Lacey”, ele quase chegou a
estrelar a versão cinematográfica do Tenente Blueberry, que, apesar do som de
seu título, era uma história em quadrinhos western, adulta e séria, extremamente
popular fora da França. Como tantas vezes acontece, o script que foi desenvolvido não tinha nada a ver com a história em
quadrinhos, e o projeto morreu na poeira. Fonte: Blog Henry’s Western
Round-up, 3 de agosto de 2014.
Martin Kove com uma pintura do Tenente Blueberry.
|
Red "Randolph Scott" Neck e
Mike “Joel McCrea” Blueberry
Uma cena do filme western “Ride the
High Country” (“Pistoleiros do Entardecer”, título no Brasil; “Coups de feu
dans la Sierra”, título na França) foi a inspiração de Jean Giraud para realizar uma ilustração - de
"L'Univers de Gir", Dargaud Éditeur, 1986 – em cuja os atores
Randolph Scott e Joel McCrea são substituídos respectivamente por Red Neck e
Mike Blueberry. Essa produção cinematográfica americana, dirigida por Sam
Peckinpah, foi lançada em 1962. Fonte: Dominique Bertail, França.
Blueberry no Grand Canyon
Jean Giraud desenhou Blueberry tocando violão no
Grand Canyon e se inspirou na própria formação natural para a paisagem da
ilustração, que foi publicada por Dargaud Éditeur em "L'Univers de
Gir", 1986, de uma das ilustrações do portfólio “Blueberry”
lançado em 1983 pelas edições Gentiane.
Mike "Steve McQueen" Blueberry
Em 2017, no volume 7 da coleção “Blueberry L’Intégrale”, a editora
Dargaud informa «ilustração de capa não aproveitada para “La Dernière carte”» -
álbum publicado em 1983 pela editora
Hachette. Em 1997, no livro “Blueberry’s”, a editora Stardom informa «projeto
de capa, 1988». Jean Giraud se inspirou no ator americano
Steve McQueen em uma cena de “The Magnificent Seven” (“Sete Homens e um Destino”,
no Brasil; “Os Sete Magníficos”, em Portugal”), filme western dirigido por John
Sturges, lançado em 1960, para realizar esse desenho de Mike Blueberry a cavalo.
Colaboração: Pedro Morais, Coimbra, Portugal.
"Le bout de la piste"
A ilustração,
de Jean Giraud, para a capa do álbum "Le Bout de la
piste" ("O Fim da Pista"), 1986, e sua versão em aquarela.
Monument Valley
O Monument Valley, localizado na fronteira
entre o Arizona e o Utah, nos Estados Unidos, inspirou Jean Giraud para
a realização da capa do álbum “Le Bout de la piste” (“O Fim da Pista”), cuja
história se passa no México e no Utah.
Um cavalo, no Monument Valley, em uma imagem muito parecida com
aquela da capa do álbum "Le Bout de la piste", o qual foi lançado
inicialmente pela editora Novedi (Bruxelas, Bélgica), na época em que Charlier
e Giraud decidiram não publicar “Blueberry” com a Dargaud (Paris, França);
depois de algum tempo, os direitos autorias de publicação voltaram para a
editora francesa, em cuja permanecem até os dias atuais.
"O Fim da Pista"
Quando Jean Giraud faleceu,
em março de 2012, eu usei, para homenageá-lo, a ilustração inspirada no
quadrinho 4 da prancha 37 de "O Fim da Pista" ("Le Bout de la
piste", 1986), que também mostra os trilhos de uma ferrovia e um poste do
telégrafo. Eu pesquisei, nos álbuns blueberryanos, e constatei que existe uma
cena com os três companheiros, no último quadrinho de "General Cabeça
Amarela" ("Général Tête Jaune", 1971), que é mais parecida do
que aquela de "O Fim da Pista", cujo enquadramento é mais acima;
portanto, a ilustração é uma mescla dos dois quadrinhos.
O último quadrinho de "Général Tête
Jaune" e a ilustração inspirada em um quadrinho de "Le Bout de la
piste".
O quadrinho 4 da prancha 37 de "O Fim
da Pista" ("Le Bout de la piste", 1986) que inspirou a
ilustração de Jean Giraud, cuja eu considero que foi uma mistura
desse quadrinho com o último do episódio "General Cabeça Amarela",
conforme exposto no texto inicial.
"Vera Cruz"
Jean Giraud se inspirou em Gary Cooper, ao lado
de Burt Lancaster, em “Vera Cruz”, filme de 1954, dirigido por Robert Aldrich,
para compor as cenas com Blake, um dos inimigos de Blueberry, nos Complôs
contra Grant, nos quadrinhos 1 e 6 da prancha 17 do episódio "Le Bout de
la piste" ("O Fim da Pista").
"General Golden Mane"
O ator estadunidense Kevin Costner, em uma
cena do filme "Dança com Lobos" ("Dances with Wolves",
1990, dirigido por ele próprio e ganhador de sete estatuetas da Academia de Artes de Hollywood), inspirou Jean
Giraud no visual do General Allister para a capa americana de
"General Golden Mane" (“Général Tête Jaune” - "General Cabeça
Amarela"), publicado pela editora Epic em 1991.
"Arizona Love"
Lilly Calloway, uma das namoradas de Mike
Blueberry, mais conhecida por Chihuahua Pearl, retorna na história
"Arizona Love", 1990, cuja capa foi inspirada, por Jean
Giraud, nos cartazes e imagem, com Clark Gable e Vivien
Leigh, do filme "Gone wich the wind" ("E o Vento
Levou", título no Brasil), dirigido por Victor
Fleming, lançado em 1939.
Pearl and Mike in love
A capa do álbum “Arizona Love” também foi
inspirada, por Jean Giraud, em cenas
de dois filmes americanos: Carroll Baker e James Stewart em “How the West Was
Won” (“A Conquista do Oeste”, título no Brasil), western épico, de 1962,
dirigido por John Ford,
Henry Hathaway e George Marshall; Sharon Stone e Richard Chamberlain em “Allan Quatermain
and the Lost City of Gold” (“Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido”, título no Brasil), de 1986,
dirigido por Gary Nelson. Fonte:
Martijn Lofvers, Doetinchem, Netherlands - Países Baixos.
Xerife “Lee Van Cleef” Bayley
Em “Arizona Love”, Lee Van Cleef, ator
americano de diversos filmes western como “High Noon” (“Matar ou Morrer”,
título no Brasil) e “The Good, the Bad e the Ugly” (“Il buono, il brutto, il
cattivo”, na Itália; “Três Homens em Conflito”, no Brasil), foi a inspiração de
Jean Giraud para o visual do xerife
Bayley - com o figurino do ator em “For a Few Dollars More” (“Per qualche
dollaro in più”, na Itália; “Por uns Dólares a Mais”, no Brasil), 1965.
O terceiro casamento de Chihuahua Pearl
Lily Calloway era casada com o Coronel
Trevor, oficial confederado, antes de conhecer o Tenente Blueberry. Em
"L'Homme qui valait 500.000$", volume 14 da série
"Blueberry", publicado em 1973, a bela loira, agora também conhecida
por Chihuahua Pearl, se casaria com o Coronel Lopez, governador do Estado de
Chihuahua, México, para chegar até o seu marido - ela própria interrompe a
cerimônia matrimonial, realizada na igreja de Chihuahua, e foge. Em
"Arizona Love", volume 23, 1990, para o terceiro casamento de Pearl -
dessa vez com Duke Stanton, rico empresário do setor ferroviário -, Jean Giraud se inspirou na igreja do Old Tucson
Studios e na Saint Augustine Cathedral, ambas localizadas em Tucson, Arizona,
Estados Unidos da América, para desenhar a igreja de Tacoma, Novo México,
Estados Unidos da América.
O segundo casamento interrompido de
Chihuahua Pearl
Na história "Arizona Love"
("Arizona Love"), Mike Blueberry entra, a cavalo, na igreja de
Tacoma, Novo México, interrompe a cerimônia do casamento de Chihuahua Pearl e
Duke Stanton e sequestra a noiva. Jean
Giraud se inspirou no
Monument Valley para compor parte do cenário da fuga da dupla de ex-namorados,
que são perseguidos por um grupo liderado pelo furioso Duke Stanton.
"Mike "Blueberry" Donovan
e os Sichinovi, cerca de 1901"
Para
a nova página de guarda da série "Blueberry", publicada em
"Arizona Love", álbum lançado, em 1990, pela editora Alpen
Publishers, Jean Giraud fez o desenho "Mike
"Blueberry" Donovan e os Sichinovi, cerca de 1901" inspirado em
uma fotografia da época, substituindo o segundo índio, no centro da imagem, por
Blueberry, mudando somente a cabeça. A fotografia foi feita por Adam Clark Vroman (1856-1916), fotógrafo americano.
Mike Blueberry, “The Texan”
Michael
Stephen Donovan, dito Mike Blueberry, nasceu em
30 de outubro de 1843, em Red Wood Grove, uma grande e bela mansão colonial,
situada próximo de Augusta, Geórgia, no coração do “Deep South” dos Estados Unidos da
América. Em 1993, a editora Stardom publicou, no “Portfolio Blueberry”, o
Tenente Blueberry a cavalgar ao flanco de Chini, a filha de Cochise, chefe
Apache Chiricahua; em 1996, a Stardom republicou, no artbook “Blueberry’s”, essa
ilustração, feita com tinta acrílica, para a qual Jean Giraud se inspirou em “The Texan”, obra de William Herbert
Dunton (pintor americano, 1878 - 1936), realizada em 1929. Fonte
da inspiração: aghr.
O Mexicano
A ilustração da
capa de "Pilote" nº 566, de 10 de setembro de 1970, anunciando a
estréia do episódio "Chihuahua Pearl", na revista semanal, foi
reprisada por Jean Giraud, na serigrafia "Adiós
Charro", publicada pela editora Stardom, em 1994.
Mike "James Garner" Blueberry
O rascunho e a capa do álbum "Mister
Blueberry", escrito e desenhado por Jean Giraud, e as imagens
de referência de James Garner, na série televisiva "Maverick", em
cuja o ator interpreta um elegante jogador de pôquer. A fala de Blueberry -
"Não tão rápido, Jimmy!" - é uma provável homenagem ao ator: Jimmy,
apelido para James.
Mister JMC
Em "Mister Blueberry", surge
John Meredith Campbell, personagem criado por Jean Giraud para
uma homenagem a Jean-Michel Charlier. Além dos nomes com as mesmas
iniciais, JMC, ambos são escritores - o personagem é jornalista em Boston e o
criador literário do Tenente mais amado do Oeste é o maior roteirista de Bande
Dessinée francófona -, biógrafos de Blueberry, apreciadores de charutos e de
contar uma boa história para os seus leitores.
Mister JMC. À esquerda: Jean-Michel
Charlier. À direita: John Meredith Campbell.
Julho de 1881. O trem, vindo de Denver,
Colorado, chega a Tucson, Arizona, trazendo Mister Campbell e Billy Parker, seu
assistente (uma homenagem de Jean
Giraud a si próprio?), que,
em seguida, viajariam até Tombstone, em uma carroça, para escrever a biografia
de Mister Blueberry.
"La Dernière carte"
Jean Giraud se inspirou no primeiro quadrinho de "La Dernière carte" ("A Última Cartada"), 1983, para realizar o pôster da Stardom Éditeur, 1995, em cujo Blueberry, Jimmy McClure e Red Neck chegam a Chihuahua, capital do Estado mexicano de Chihuahua, na fronteira com os Estados Unidos, cidade na qual Lily Calloway, aliás, Chihuahua Pearl, se apresentava em um saloon.
Giraud inspira Giraud
Em 1995, Jean Giraud redesenhou
a rua principal de Palomito, pequena cidade da Fronteira - onde Blueberry foi xerife, auxiliado por Jimmy McClure -, no Arizona, que
aparece no primeiro quadrinho da história “La Mine de l’Allemandu perdu” ("A
Mina do Alemão Perdido"), para a página de guarda de "Mister
Blueberry", primeiro álbum do ciclo Mister Blueberry – também chamado de
ciclo Tombstone e de ciclo O.K. Corral -, cuja foi utilizada nos demais álbuns
da série "Blueberry".
Dorée Malone
Jean
Giraud admirava a beleza de Dorothy Malone (1925-2018), atriz estadunidense,
cuja homenageou com o nome da personagem Dorée Malone, cantora do saloon
Dunhill, no ciclo Mister Blueberry.
Johnny Ringo
A inspiração, de Jean Giraud,
para Johnny Ringo, em "Mister Blueberry", 1995, foi o personagem real
(1850-1882), que teve sete anos de atividade, como pistoleiro, e era parceiro
de Ike Clanton, no Território do Arizona, de 1881-1882.
Johnny Ringo, no Ciclo O. K. Corral
(publicado no Brasil pela Panini Comics), foi contratado por Mister Strawfield,
o poderoso de Tombstone, banqueiro desonesto, que, no final do ciclo, fugiu com
o dinheiro dos clientes do seu banco. O pistoleiro, na história em quadrinhos,
além de matador de aluguel, é um psicopata, assassino em série, autointitulado
"filho do Dragão Vermelho", pai imaginário criado pelo ele próprio,
sequestrador de Dorée Malone, a atual namorada de Blueberry, que, após libertar
a amada, oferecida em sacrifício ao "Dragão Vermelho", mata, em um
duelo na cocheira da cidade, o "filho" da imaginária entidade.
"Rio Bravo"
A inspiração, de Jean Giraud, para “Rio Bravo”, um
encarte da livraria Le fantôme espagnol para o álbum “Mister Blueberry”,
em 1995, com Blueberry e Chihuahua Pearl, teve como inspiração uma
cena de “Rio Bravo” ("Onde Começa o Inferno", título no Brasil), filme
dirigido por Howard Hawks, lançado
em 1959, com John Wayne e Angie Dickinson.
"Blueberry, o Cavaleiro
Solitário"
Em 1996, Jean Giraud desenhou
Mike Blueberry inspirado em Clint Eastwood, interpretando o Pregador, no filme
"Pale Rider" ("O Cavaleiro Solitário", título no Brasil; “O
Justiceiro Solitário”, em Portugal; “Le Cavalier solitaire”, na França), dirigido
pelo próprio Clint Eastwood, lançado em 1985.
Mike Steve Blueberry Northern Montana 1880
A fotografia de referência para o desenho Mike Steve Blueberry Northern Montana 1880
feito por Jean Giraud, em 1996, publicado em
"Blueberry's", Stardom Éditeur, 1997. O rosto de Mike Steve Blueberry
substituiu aquele do cowboy sentado à esquerda.
Cowboys 1882 Blueberry shoeing "Old
Fiddler"
Jean Giraud pode ter se inspirado, em 1996, em
uma fotografia para fazer a ilustração Cowboys 1882 Blueberry shoeing
"Old Fiddler" publicado em "Blueberry's", Stardom
Éditeur, 1997.
À esquerda: Black Smith shop with Harvey shoeing the horse (Black
Smith, em seu estabelecimento, com Harvey, colocando ferradura em cavalo). À
direita: Cowboys 1882 Blueberry shoeing "Old Fiddler".
À esquerda: Shoeing a horse (Colocando ferradura em cavalo), entre
1929 e 1932. À esquerda: Black Smith shoeing horse outside his shop (Black
Smith, fora de seu estabelecimento, colocando ferradura em cavalo), 1890.
Mike “Michael Landon” Blueberry
O ator Michael Landon em uma cena da série televisiva “Bonanza”, na
qual ele interpretou Little Joe Cartwrigth, de 1959 a 1973, foi a inspiração de
Jean Giraud ao desenhar Mike
Blueberry para o cartaz do 9º Festival BD Solliés-Ville -
Festival International de la BD realizado em 29, 30 e 31 de agosto de 1997 - ilustração publicada, em preto e branco, na capa do catálogo do Festival de Solliès-Ville, França.
Mike “Glenn Ford” Blueberry
Uma cena do western “The Last Challenge” (“O
Pistoleiro do Rio Vermelho”, título no Brasil; “Le Pistolero de la rivière rouge”, título na
França) inspirou Jean Giraud em outra ilustração do artbook "Blueberry's", Stardom
Éditeur, 1997, na qual o ator Glenn Ford é substituído por Mike Blueberry. Esse
filme estadunidense foi dirigido por Richard Thorpe e lançado em 1967. Fonte: Dominique Bertail, França.
"Ombres sur Tombstone"
Jean Giraud se inspirou na pintura “The Savage
Taunt”, de Franck C. McCarthy, 1973, para a capa de “Ombres sur Tombstone”
(“Sombras sobre Tombstone”), álbum publicado em 1997.
Blueberry in Paris
1997, por ocasião da estreia do álbum
“Ombres sur Tombstone” (“Sombras sobre Tombstone”), uma "caça ao
dahu" foi organizada em Paris com a participação de oito livrarias
parisienses. O dahu existe: se tratava de um portfólio em cujo se deveria
reunir as oito ilustrações coloridas, indo de uma livraria a outra. A primeira
compra dava direito ao estojo do portfólio. Nessa ocasião, Jean Giraud se
inspirou em Joseph Gillain e em si próprio, conforme nós veremos a seguir.
Livraria Fantasmagories
Referência visual: a capa de "Forte
Navajo" por Jijé.
Livraria Nation
"A Mina do Alemão Perdido", quadrinho
2 da prancha 19.
Livraria Temps libre
"Angel Face", quadrinho 5 da
prancha 21.
Livraria Album
"A Longa Marcha", quadrinho 4 da
prancha 38.
Livraria La Comète de Carthages
"A Tribo Fantasma", quadrinho 2 da
prancha 19.
Livraria d'Images
"A Última Cartada", quadrinho 7
da página 18.
Livraria Super Héros
"O Fim da Pista", quadrinho 6 da
página 16.
Livraria Korrigan's
"Mister Blueberry", quadrinho 2
da página 41.
O dahu é uma criatura lendária bem conhecida na França, Suíça e
norte da Itália; um animal selvagem imaginário que vive em regiões montanhosas
- a caça ao dahu é uma tradição desses locais. Abaixo, uma fotomontagem
representando um dos aspectos do dahu. Fonte: Wikipédia.
Mike “Naiche” Blueberry
Em 1998, Jean Giraud se
inspirou em Naiche, chefe Apache Chiricahua, para essa ilustração de Mike Blueberry
jovem, jamais publicada em um livro, feita para um particular, descoberta por
alguém em uma venda artcurial há alguns anos. Fonte: Louis-Hugues Jacquin,
Casablanca, Marrocos.
Naiche, filho de Cochise, a cavalo, e Fun. Fotografia de C. S.
Fly, fotógrafo de Tombstone durante a rendição de Gerônimo em Embudos Canyon,
em 1886. Fonte: Patrick Gillian, França.
Acampamento Indígena de Gerônimo em Canyon De Los Embudos, Sonora,
México, antes desse chefe Apache Chiricahua se render ao General Crook em 27 de
março de 1886. Fonte:
Louis-Hughes Jacquin.
Participação
de Thierry Le Moeul, de Lyon, França, que me fez lembrar dessa inspiração
postada por mim, em 3 de julho de 2011, no Fórum Blueberry do TexBR, de cujo eu
sou o administrador.
"Gerónimo l'Apache"
A inspiração, de Jean Giraud,
para a capa do álbum "Gerónimo l'Apache" ("Gerônimo, o
Apache"), volume 26 da série "Blueberry", publicado por Dargaud
Éditeur, em 1999, foi o próprio Geronimo, famoso chefe
Apache Chiricahua (1829 - 1909), cujo nome, em sua língua nativa, era Goyaałé, que significa "O que boceja".
Abaixo: a capa do álbum e fotografias do chefe. Fonte: Alexander, Pauillac, França.
"Coming Through the Rye"
O quadrinho 9 da prancha 33 do álbum
"Gerónimo l'Apache" (“Gerônimo, o Apache”), publicado por Dargaud
Éditeur, em 1999, mostra a cena, em Tombstone, com Wyatt Earp, ladeado por Doc
Holliday e Morgan Earp, seu irmão, dando ordem de parar aos cowboys baderneiros
do rancho Bar T, que foram inspirados, por Jean Giraud, naqueles de
"Coming Through the Rye", escultura de bronze feita por Frederic
Remington, pintor, ilustrador, escultor e escritor americano, em 1902. Fonte:
Alexander, Pauillac, França.
"The Bronco Buster"
No quadrinho 1 da prancha 12 do álbum
"Gerónimo l'Apache" (Gerônimo, o Apache”), há ainda uma clara
inspiração das esculturas de Frederic Remington, dessa vez "The Bronco
Buster". Fonte: Alexander, Pauillac, França.
"Moby Dick"
Jean Giraud escreveu e desenhou a história
"Geronimo, l'Apache" (“Gerônimo, o Apache”), na qual Blueberry,
acamado, se recupera do ferimento causado por uma bala disparada, covardemente,
na sua costa, recordando quando conheceu Gerônimo, o famoso chefe Apache,
fumando charutos, jogando cartas e lendo livros, entre os quais "Moby
Dick", escrito por Herman Melville,
publicado em 1851, e o título, na capa, é visto no terceiro quadrinho da página
11B. Na página 19B, Dorée Malone, a última namorada blueberryana, bela morena
de olhos verdes, também cantora como Chihuahua Pearl, encontrando o livro,
pergunta a Mike se Gerônimo seria a sua baleia branca, cuja resposta foi a
seguinte: "Vermelha! Vermelha como o sangue!".
Blueberry inspirado em Blueberry
A histórica ilustração das contracapas dos
álbuns da série “Blueberry” foi refeita, por Jean
Giraud, mudando somente o Tenente Blueberry. Atualmente, a ilustração
original, à esquerda, não é mais publicada nas contracapas dos álbuns
blueberryanos.
Abaixo: outra ilustração inspirada naquela histórica das
contracapas da série "Blueberry".
Blueberry "Steelfingers"
Jean Giraud se inspirou na capa americana do
álbum "Steelfingers", publicado pela Epic Comics em 1991, para
realizar aquela de "OK Corral", volume 27 da série Blueberry, lançado
pela Dargaud Éditeur em 2003.
Mike Blueberry, “The Gunfighter”
Em 2005, Jean Giraud realizou a ilustração de Blueberry e Chini, publicada
em “Jean Giraud Moebius” por Millon & Associés em 2007, com Blueberry
inspirado no pistoleiro do quadro “The Gunfighter” feito em 1995 pelo artista
americano James Elliot Bama.
O Duelo do O.K. Corral
Para o Duelo do O.K. Corral, em “Dust”
("Dust"), álbum publicado em 2005, Jean Giraud se
inspirou em cenas do filme “Tombstone” (“Tombstone. A Justiça Está Chegando”),
1993, escrito por Kevin Jarre e dirigido por George Pan Cosmatos, com Kurt
Russell (Wyatt Earp), Val Kilmer (Doc Holliday), Sam Elliot (Virgil Earp), Bill
Paxton (Morgan Earp), Stephen Lang (Ike Clanton), Thomas Haden Church (Billy
Clanton), John Philbin (Tom McLaury), Robert John Burke (Frank McLaury),
Michael Biehn (Johnny Ringo). Personagens históricos presentes no Ciclo
Tombstone de “Blueberry”, em cujo Giraud chama Morgan Earp de Simon Earp - os
Irmãos Earp, filhos, homens, de Nicholas Porter Earp e Virginia Ann Cooksey
eram cinco: James, Virgil Walter, Wyatt Berry Stapp, Morgan Seth e Warren
Baxter Earp, dos quais três estavam presentes no famoso duelo de Tombstone:
Virgil, Wyatt e Morgan.
Blueberry no Monument Valley
Mais uma vez Jean Giraud se inspirou no Monument Valley para
realizar uma ilustração de Blueberry. O Monument Valley é uma região dos
Estados Unidos da América, situada na Reserva Indígena dos Navajos, aonde se
localiza o monumento As Quatro Esquinas, que marca as fronteiras de quatro
Estados e é comum a Arizona, Colorado, Novo México e Utah.
Mike "Clint Eastwood"
Blueberry
Clint Eastwood, em seu filme genial
"Unforgiven" ("Os Imperdoáveis) de 1992, para ver e rever, está
na fotografia de referência desse retrato de Blueberry, feito por Jean
Giraud, visto na exposição "Fou et cavalier", em 2008, no Espace
Cortambert, Paris, França.
Blueberry e Tex Willer
Em 2008, Jean Giraud desenhou
Tex Willer inspirado em Mike Blueberry de um tríptico de três retratos blueberryanos, litografado impresso
em papel acid-free, tamanho de 54 cm x 24 cm, edição limitada, originalmente
usado para promover uma exposição em 1996.
Giraud inspira Mœbius
Arzak, personagem criado por Mœbius,
o outro eu de Jean Henri Gaston Giraud, aliás, Gir,
como ele assinava história em quadrinhos western, e Blueberry, personagem
criado por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud,
jogando xadrez no cartaz da Exposição Fou et Cavalier, 2008, ilustrado
por Mœbius, a sua assinatura em histórias em quadrinhos de ficção
científica.
Jean
Giraud Moebius se inspirou em um dos ambientes
do Espace Cortambert para uma das ilustrações e aquela do cartaz da exposição Gir – Moebius Fou
et Cavalier realizada, em 19 e 20 de junho de 2008, naquele local em Paris,
França.
Arzak © Mœbius - Mœbius Productions / Glénat
Blueberry
© Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur
Blueberry’s
© Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Stardom 1997
Epic
Graphic Novel: Lieutenant Blueberry 2 - Steelfingers. Story and Art Copyright ©
Dargaud Éditeur, Jean-Michel Charlier and Jean Giraud 1967. Translations and
Text Copyright © Starwatcher Graphics 1991
Epic
Graphic Novel: Lieutenant Blueberry 4 - General Golden Mane. Story and Art
Copyright © Dargaud Éditeur, Jean-Michel Charlier and Jean Giraud 1971.
Translations and Text Copyright © Starwatcher Graphics 1991
Epic
Graphic Novel: Marshal Blueberry 1 – The Lost Dutchman’s Mine. Story and Art
Copyright © Dargaud Éditeur, Jean-Michel Charlier and Jean Giraud 1972.
Translations and Text Copyright © Starwatcher Graphics 1991
L’Univers
de Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud - Dargaud Éditeur 1986
La
Jeunesse de Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud / François
Corteggiani / Colin Wilson / Michel Blanc-Dumont - Dargaud Éditeur
Les
Aventures de Buck Danny © Georges Troisfontaines / Jean-Michel
Charlier / Victor Hubinon / Jacques de Douhet / Francis Bergèse - Éditions Dupuis
Lucky
Luke © Morris - Dargaud Éditeur
Agradecimentos a Louis-Hughes Jacquin e Ashën Giger HR pela colaboração.
Afrânio
Braga
Edições
do grupo Média-Participations na Livraria Amazon Brasil
Se inspirar em algo ou filme, ou buscar referencias fotográficas são válidas. Na epoca, acho que ele pensou: "Vou copiar isto aqui e esta cena do filme, porque ninguem vai ficar sabendo mesmo." So que naquele tempo não existia a internet.
ResponderExcluirO blog estar excepicional Afrânio, são tantas as informações, que eu particularmente, vou ve-las de uma por uma, para ver com mais atenção cada conteúdo das postagens!!!
ResponderExcluirdemais... uma wikipediaaaaa isso aqui \O\
ResponderExcluirNoossa,muito interessante a matéria.Mais informativa até mesmo que o conteúdo da Wikipedia.Achei muito interessante o blog.
ResponderExcluirஅருமையான முயற்சி நண்பரே - Tamil Nadu, India. Superb research work friend! thanks for this efforts!
ResponderExcluirஒரே வார்த்தையில் சொல்வதானால்..... அட்டகாசம்!!!
ResponderExcluirCaros Carlos Brandino, Luiz Willer e Jefferson Silva de Almeida,
ResponderExcluireu agradeço a vossa participação e vos convido a continuar cavalgando nas trilhas do blog Blueberry, cujo, mensalmente, apresentará novidades sobre o Tenente e também sobre o Velho Oeste.
Dears John Simon C and Rummi XIII,
thanks for your kind words.
Best regards from the Amazon.
Excelente post, dificilmente se encontrará essas mesmas referências em outros sites espalhados por aí.
ResponderExcluirÉ um material extremamente interessante e com observações muito pertinentes. Eu tenho um site na internet sobre gibis e que aborda, inclusive, a relação entre gibis e filmes, de uma forma diferente, ou seja, além de abordar o universo de gibis, publica e comenta gibis baseados em filmes e séries de TV (http://70-anos-de-gibis.webnode.com) e estou colocando nele uma informação sobre este valioso material, de forma que os internautas que acessarem meu site possam acessar todas estas informações. Parabéns pelo trabalho realizado. Realmente muito bom. Abraços, afonso.
ResponderExcluirPrezado José, eu acessei o seu site e parabenizo o seu excelente trabalho.
ExcluirEu agradeço a divulgação dessa postagem no site e solicito que divulgue o blog em si através do seu link da página inicial: http://blueberrybr.blogspot.com.br/
Abraço.
Caro Afrânio,
Excluirjá fiz o ajuste da informação em meu site sobre o link da página inicial.
Na verdade hoje, ao acessar de novo seu material, eu o li todo novamente. Realmente, caro amigo, vc fez um trabalho excelente. Parabéns mais uma vez.
Eu sempre me impressiono com a qualidade dos quadrinhos (BD) franco-belgas. São excepcionais, de uma riqueza sem tamanho. E no meu site eu procuro sempre promovê-los. É pouco o que faço, mas sem dúvida possibilita sempre que outros tenham conhecimento dessas incríveis produções.
Sobre essa questão da "inspiração" considero extremamente elegante a forma como vc coloca a matéria, sem juízo de valor e sempre ressaltando o aspecto "homenagem". Vi um comentário de um internauta dizendo que Jean Giraud poderia ter feito uma "cópia" acreditando que ninguém percebesse, mas como hoje existe a internet, isso veio à tona.
Sinceramente, não acredito nisso. A capacidade criativa de Giraud era de tal magnitude que só poderíamos imaginar o aspecto da homenagem a atores, diretores, personagens e até a ele próprio !!! Ele não precisava de ações desse tipo; conseguia desenhar um quadrinho em segundos, algo impressionante.
abrs. meu amigo, felicidades com seu trabalho. Muito bom.
Caro José,
Excluireu agradeço, novamente, a divulgação do blog Blueberry em seu excelente site.
Eu acredito que Jean Giraud sabia que o público poderia ter conhecimento das suas fontes para as inspirações blueberryanas, afinal eram, justamente, de conhecimento público, como cartazes de filmes, fotografias de época, obras de outros artistas gráficos e plásticos.
Há outras inspirações de Charlier e Giraud, uma dupla genial, para o Tenente Blueberry. Entretanto, eu estou sempre desenvolvendo mais postagens para o blog, e todas requerem muita pesquisa e tempo.
Eu agradeço também os seus elogios incentivadores à continuidade do blog.
Boa tard, gostei muito do seu blog. No entanto segundo este outro blog, Blueberry foi um personagem real, tendo até sido publicado um livro de memórias sobre ele, como poderá constatar:
ResponderExcluirhttp://misterblueberry.blogspot.com/2012/12/an-insight-in-to-life-of-mike-blueberry.html?m=1
Prezado Jorge Fernandes,
ExcluirJean-Michel Charlier se inspirou em oficiais reais, do exército estadunidense, para criar o personagem Michael Stephen Donovan, o Tenente Mike Steve Blueberry. Esses oficiais eram insubordinados, questionadores, teimosos e tinhosos, então eles eram transferidos a fortes da Fronteira e/ou para combater os índios, a fim de ficarem distantes, isolados e até morrer nas guerras contra os peles-vermelha. No blog Blueberry, está publicado uma biografia de Blueberry.
Caro Afrânio Braga
ResponderExcluirObrigado pela sua resposta, diga-me uma coisa, perante o que você disse como considera a rara biografia de Blueberry (Memoirs of Blueberry?), cujo link lhe remeti?
Caro Jorge Fernandes,
ResponderExcluirJohn M. Campbell, o autor de "Memoirs of Blueberry. A frontier hero", é um personagem, do ciclo Mister Blueberry - também chamado de ciclo Tombstone e ciclo OK Corral -, criado por Jean Giraud em homenagem a Jean-Michel Charlier. As iniciais dos nomes desses dois escritores são as mesmas, JMC, além do porte físico avantajado, de fumar charutos e de colher as aventuras do próprio Mike Blueberry.
Cavalgue pelo blogue que encontrará a biografia do lendário Tenente mais amado do Oeste.
JMC: John Meredith Campbell, Jean-Michel Charlier. Complementando o meu comentário precedente: "e de colher as aventuras do próprio Mike Blueberry." - nesse caso, Campbell colhe as memórias de Blueberry no referido ciclo, que resultam em "Apaches", álbum fora de série", e Charlier criou o tenente mais famoso das histórias em quadrinhos. Nesse ano, no blogue Blueberry, há uma série de homenagens aos 30 anos da morte do criador literário de Blueberry.
ResponderExcluirOk. Assim já não vou passar a vida buscando esse livro de memórias. Obrigado.
ResponderExcluirAlguns artigos do blog sobre Blueberry e os seus criadores: A Biografia de Blueberry: https://blueberrybr.blogspot.com/2013/05/a-biografia-de-blueberry.html
ResponderExcluirBlueberry: https://blueberrybr.blogspot.com/2014/06/blueberry.html
Um Herói de um Gênero Novo: https://blueberrybr.blogspot.com/2016/08/um-heroi-de-um-genero-novo.html
Obrigado.
ResponderExcluirGreat webpage !! I love it ! Thank you !
ResponderExcluirCaro Afrânio, já passei por aqui em momentos anteriores e continuo admirando seu trabalho. É muito bom !!! Só um pequeno detalhe (convém vc verificar). Logo no início das abordagens quando vc cita o filme de John Ford "Legião Invencível" me parece que as referências a John Agar e Harry Carey Jr estão trocadas em relação à posição de cada um deles nas fotos publicadas. Um grande abraço.
ResponderExcluirThank You, Herve!
ResponderExcluirEu agradeço a sua atenção, José. Os nomes dos atores estavam invertidos em relação às fotografias. A alteração foi realizada. Até breve nas trilhas do blogue Blueberry!
Bravo! MOST INTERRRESTING
ResponderExcluirThanks, pink elephant!
ExcluirAfranio, il disegno per Civitelli non è di Giraud, e lo so per certo...bell'articolo, comunque
ResponderExcluirCaro Bruno, io ho avuto l'informazione che è stato fatto un cambio di disegni tra Fabio Civitelli e Jean Giraud: il primo ha disegnato Blueberry per Gir e questo Tex per il maestro aretino. Io ho cambiato il testo secondo quello che tu hai detto. Grazie!
ExcluirBlueberry per Bruno Brindisi: https://blueberrybr.blogspot.com/2020/11/blueberry-por-bruno-brindisi.html
Um verdadeiro tesouro.
ResponderExcluir