domingo, 26 de dezembro de 2021

Jean Giraud desenhando “La Tribu fantôme”

 Jean Giraud desenhando
“La Tribu fantôme”


1981. Jean Giraud, em seu ateliê, em Castet, Pirineus Atlânticos, França, desenhando o álbum “La Tribu fantôme”, volume 20 da série “Blueberry”, publicado em 1982 pelas editoras Hachette, edição francesa, e Novedi, edição belga. Roteiro de Jean-Michel Charlier.


Na ocasião, Jean Giraud, o criador gráfico do tenente Mike Steve Blueberry, desenhava a prancha 31B.



A prancha 31B com letreiramento.


A prancha 31B em cores de Jean Giraud.


A prancha 31 em preto e branco.


A prancha 31 em cores de Jean Giraud.


“La Tribu fantôme”. Terceiro e último álbum do ciclo do Segundo Complô contra Grant – parte 1. O Crepúsculo da Nação Apache (álbuns 18 a 20). Arizona e Novo México. Outono e inverno, 1871-72. Acontecimento histórico: Evasão de 300 Apaches rumo ao México. A tribo Apache foge de sua reserva.

Devido a não renovação do contrato entre os autores da série “Blueberry” – o roteirista Jean-Michel Charlier e o desenhista Jean Giraud - e a editora Dargaud Éditeur, a primeira edição de "La Tribu fantôme" foi publicada por Hachette, na França, e por Novedi, em francês, na Bélgica, e o restante do ciclo, a parte 2, respectivamente por Hachette, um álbum, e Novedi, um álbum; atualmente a Dargaud é a detentora dos direitos de publicação de todos os álbuns das três séries blueberryanas – “Blueberry”, “La Jeunesse de Blueberry” e “Marshal Blueberry”.



A capa de “La Tribu fantôme”, em cuja estão Vittorio, Chini e os guerreiros Apaches que iriam libertar o restante da tribo confinada em uma reserva inóspita, é considerada uma das mais belas das séries de Mike Blueberry.



Eu sempre tive dificuldade em fazer Blueberry. Isso demanda uma disciplina gráfica extraordinária. É muito mais difícil que fazer Moebius.
 
É a mesma diferença que há entre pintar um quadro de Delacroix e um de Picasso. Um Delacroix demanda que se atravesse um universo de tecnicidade, de conhecimento de material absolutamente extravagante; um Picasso requer “somente” atravessar um universo mental de estruturas, de olhares sobre o mundo, etc. É mais delicado, mas o suficiente de ser em um tipo de energia através de discussões, uma reação às informações que veem do mundo. É uma forma de atividade que pode se acomodar não importa qual situação na vida, sobretudo se se tem um mental muito forte...
 
Mas fazer Delacroix, se não se está bem, se se ficou vários meses sem desenhar com essa técnica, é extremamente árduo. Isso necessita de ter em permanência certos pormenores como em uma arte marcial, a dança ou o piano; é necessário treinar todos os dias, todos os dias...

Jean Giraud

N. C.: Texto de Jean Giraud publicado em “Blueberry” TT “La Tribu fantôme” – “La Dernière carte”, Gentiane, 1983, e em “L’Univers de Gir”, Dargaud, 1986.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.
Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud – Dargaud Éditeur

Afrânio Braga

Edições do grupo Média-Participations na Amazon Brasil. Acesse a livraria por um dos links abaixo:




2 comentários: