sábado, 22 de outubro de 2022

O “Cavalo de Ferro” por Jean Giraud e Daniel Dubois

 Os índios chamavam o trem de “Cavalo de Ferro”.


O “CAVALO DE FERRO” POR

JEAN GIRAUD E DANIEL DUBOIS


A capa de “Pilote” n° 370 de 24/11/1966.

A história “Le Cheval de fer” foi pré-publicada na revista semanal “Pilote” do número 370 (24 de novembro de 1966) ao número 392 (27 de abril de 1967) mais uma capa no número 370.


A capa de “Blueberry” n° 7 “Le Cheval de fer”, 1970.

A editora Dargaud publicou “Le Cheval de fer” (“O Cavalo de Ferro”, título no Brasil e em Portugal), no volume 7 da série “Blueberry” no 1º trimestre de 1970. A ilustração da capa do hebdomadário “Pilote” nº 370 foi utilizada, com pequenas alterações na locomotiva, na capa do álbum “Le Cheval de fer”.


A página dupla de “Spirou” nº 1820 de 01/03/1973.

Em 1972, Daniel Dubois fez uma ilustração, de página dupla, com índios atacando um trem, a qual foi publicada na revista semanal “Spirou” n°1820 de 1º de março de 1973. Daniel Dubois pode ter se inspirado na ilustração de Jean Giraud - publicada na capa de “Pilote”, em 1966, e posteriormente na capa de “Blueberry” n° 7 “Le Cheval de Fer”, 1970 - ou pode ser apenas uma coincidência entre essas artes de dois grandes desenhistas.


How the West Was Won” (“A Conquista do Oeste”).

O cavalo de ferro em uma cena de “How the West Was Won” (“A Conquista do Oeste”, título no Brasil) filme americano western de 1962 dirigido por Henry Hathaway, John Ford e George Marshall, produzido por Bernard Smith, escrito por James R. Webb, narrado por Spencer Tracy, com James Stewart, John Wayne, Gregory Peck, Henry Fonda, Carroll Baker, Debbie Reynolds, Lee J. Cobb e grande elenco.


Imagens: Jean-Yves Brouard: os dois trens; a página dupla desenhada por Daniel Dubois. LJM: a capa da revista “Pilote” nº 370. Bedetheque: a capa de “Blueberry” n° 7 “Le Cheval de fer”. TCM: a cena do filme “How the West Was Won” (“A Conquista do Oeste”).

Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud – Dargaud Éditeur
Pilote © Dargaud Éditeur
Spirou © Éditions Dupuis
How the West Was Won © 1962 Metro-Goldwin-Mayer – Cinerama
© Os autores, editores, produtores, diretores e os seus herdeiros legais

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.

Agradecimentos a Jean-Yves Brouard, LJM e Bedetheque.

Afrânio Braga

Edições do grupo Média-Participations na Amazon Brasil. Acesse a livraria por um dos links abaixo:






2 comentários:

  1. Conheci essa capa no tenente blueberri da abril , já de início me causou impacto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gesso! Um artigo do blogue Blueberry sobre "Blueberry" no Brasil: https://blueberrybr.blogspot.com/2013/10/blueberry-no-brasil.html

      Excluir