terça-feira, 1 de março de 2022

Homenagem aos 10 anos da última cavalgada de Jean Giraud

Homenagem
aos 10 anos da
última cavalgada
de Jean Giraud


Um cavalo apache no Monument Valley,
Arizona, Estados Unidos da América.

BLUEBERRY

Un jour, j’ai quand même fini par me retrouver sur le dos d’un de ces petits chevaux apaches, capables de passer de la somnolence à la furie en un clin d’œil...
Autour de moi se deployait l’incroyable, l’étrange majesté de Monument Valley...
L’air brûlant et parfumé de un son vibrant...
Étrange sensation...
Je vivais mon rêve…
Les milliers d’heures sur la planche à dessin à enfanter Blueberry se dissolvaient  en cet instant unique, télescopé en un défilé instantané et indescriptible, en un rêve bleu…
D’un bleu myrtille…

Jean Giraud
En Portfolio Blueberry, Stardom Éditeur.


Jean Henri Gaston Giraud.

JEAN GIRAUD, conhecido mundialmente como Moebius, tem sido, sem dúvida, um dos artistas mais importantes da história em quadrinhos europeia das últimas décadas.

Nascido em 1938, em Nogent-sur-Marne1, iniciou a sua trajetória como autor de história de quadrinhos, em 1958, como aluno de Jijé. Logo obtém o seu primeiro êxito comercial com a série Blueberry, roteirizada, até a sua morte, por Jean-Michel Charlier e continuada posteriormente por Giraud só.

Em 1973, em paralelo ao trabalho desenvolvido por Jean Giraud sob o pseudônimo de Gir, nasce Moebius, seu alter ego, o quê lhe proporcionará maior fama mundial e reconhecimento por seu estilo pessoal e imaginário. Moebius será um dos fundadores da importante revista de história em quadrinhos francesa Métal Hurlant, na qual nascerá um de seus personagens mais emblemáticos, Arzach.

Nos anos 80, Moebius conhece o roteirista chileno Alejandro Jodorowsky e empreende com ele uma série de colaborações que desdobram como resultado mais importante a imprescindível saga de ficção científica O Incal.

Nos últimos anos, ele publicou uma série mais pessoal, Inside Moebius, enquanto não cessava de trabalhar nos múltiplos projetos tanto de Moebius como de Jean Giraud.

Artista prolífico, inclassificável e multidisciplinar – especialmente conhecidas são as suas colaborações com a sétima arte -, com a sua morte perdemos um autor irrepetível, cujo trabalho tem influenciado a gerações inteiras de criadores e que será, sem dúvida, recordado durante muito tempo.

Fonte do texto: Norma Editorial, Barcelona, Espanha.
N. C.: 1 Nogent-sur-Marne, França.


ILUSTRAÇÕES DE CAPAS DE ÁLBUNS DE “BLUEBERRY”

“O Cavaleiro Perdido”


 “O Homem do Punho de Aço”


“O Homem que Valia $ 500.000”


“Angel Face”


“Nariz Partido”


“A Longa Marcha”


“A Tribo Fantasma”


“O Fim da Pista”


“Sombras Sobre Tombstone”


Jean Giraud em seu estúdio.



Caricaturas de Jean Giraud e Jean Van Hamme em um cartão feito por Gir dedicado, também da parte de Isabelle Giraud, ao renomado autor de histórias em quadrinhos e à sua esposa Hughette. O diálogo entre o desenhista e o roteirista de “La Version Irlandaise”, volume 18 da série “XIII” publicado pela editora Dargaud em 2007: Giraud: “Mas xerife! Eu vos juro que eu verdadeiramente segui o roteiro!” Van Hamme: “Lamento, meu jovem, mas falta uma vírgula no segundo balão da sexta vinheta da página 13!”.


Desenho do pôster em comemoração aos
10 anos do personagem Blueberry, 1973.


Cartaz de divulgação do álbum “Ballade pour un cercueil”, editora Dargaud, 1974. 



Vinheta 6 da prancha 5 da TL de “Le Bout de la piste”, editora Novedi, 1986. 


Mike Blueberry e Chihuahua Pearl em um extrato da capa do dossier de press do álbum “Arizona Love”, editora Novedi, 1990.




1985. Mœbius trabalha, em Tóquio, no roteiro, nos cenários e no figurino do filme “Little Nemo”; Jean Giraud recebe, por “Blueberry”, o Grand Prix d’Arts Graphiques, no Festival de Angoulême, França, entregue por Jack Lang, o ministro francês da Cultura da época.

Julho de 2011. Nomeação na Ordre des Arts et des Lettres (Ordem das Artes e das Letras), M. Jean GIRAUD dit MOEBIUS Dessinateur (Desenhista).


2011, Paris. Medalha de Chevalier dans l'Ordre National du Mérite (Cavaleiro na Ordem Nacional do Mérito), entregue por  Laurent Wauquiez, ministro do Enseignement Supérieur et de la Recherche (Ensino Superior e da Pesquisa).


Um extrato desse desenho, com Jim Cutlass e Carolyn Grayson, foi a ilustração da capa de “Une avventure de Jim Cutlass” n° 1 “Mississipi River” – Mississippi grafado com um p - publicado pela editora Casterman em 1991; e reprisado na capa de “Jim Cutlass” n° 1 “Mississippi River”, juntamente com outro extrato do mesmo desenho na contracapa – a sequência, para a esquerda, até os três pássaros próximos à arvore -, pela editora alemã Calsen Verlag.


Vinheta 4 da prancha 23 de “Une aventure de Jim Cutlass” nº 1 “Mississippi River”, sem textos, de Jean-Michel Charlier e Jean Giraud.



O ator Rod Cameron em uma cena do filme “Stage to Tucson” (“Diligência a Tucson”, título no Brasil; filme americano de 1950, dirigido por Ralph Murphy) foi a referência de Jean Giraud para o desenho de um projeto de capa, sem data, publicado no artbook “Blueberry’s”, saído em 1996 pela editora Stardom, e também na capa do número 8 (1991) da coleção Epic Graphic Novel, da editora americana Epic Comics, com nove volumes dedicados a Moebius, lançados de 1987 a 1994.


Ilustração de Gir, 1971.

BLUEBERRY

Um dia, eu ainda acabei por me encontrar sobre o dorso de um daqueles pequenos cavalos apaches, capazes de passar da sonolência à fúria em uma piscar de olhos...
Em torno de mim se desdobrava a incrível, a estranha majestade do Monument Valley...
O ar ardente e perfumado como um som vibrante...
Estranha sensação...
Eu vivia meu sonho...
As milhares de horas sobre a prancha em branco, dando à luz Blueberry se dissolveram nesse instante único, misturado em um desfile instantâneo e indescritível, em um sonho azul...
De um azul mirtilo...

Jean Giraud
Em Portfolio Blueberry, Stardom Éditeur.


Jean Giraud no Festival International de la 
Bande Dessinée d’Angoulême, França, 1976.


O tenente Mike Blueberry cavalga à frente de uma carga de um pelotão do 7° Regimento de Cavalaria do Exército dos Estados Unidos da América.


“Cheval Noir”.


"Lancer de Couteaux au Saloon".


Gir e Blueberry (desenho de 1993), anciões.

© Os editores, os autores e os seus herdeiros legais.

Jean Henri Gaston Giraud cavalgou às pradarias celestiais em 10 de março de 2012 em Paris, França.

Afrânio Braga



2 comentários:

  1. Moebius se tornou eterno em suas belíssimas artes.

    ResponderExcluir
  2. Correção: "Um extrato desse desenho, com Jim Cutlass e Carolyn Grayson, foi a ilustração da capa de “Une avventure de Jim Cutlass”..." para "Um extrato desse desenho, com Jim Cutlass e Carolyn Grayson, foi a ilustração da capa de “Une aventure de Jim Cutlass”...".

    ResponderExcluir